Encontro reunirá especialistas em Sorocaba para tratar da Educação Ambiental

As inscrições serão realizadas no próprio SESC, trinta minutos antes do início do evento

Na próxima quarta-feira (dia 3), a partir das 8h30, acontece o Seminário “Os múltiplos olhares sobre a Educação Ambiental nas cidades” no Teatro do SESC Sorocaba. O encontro é gratuito e contará com mesa-redonda com pesquisadores e educadores da Unicamp, PUC Sorocaba e do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, além de apresentação de experiências locais na área e exibição do documentário “A crise global da água”.

A atividade integra a programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e é realizada numa parceria entre as Prefeituras de Sorocaba, Votorantim e o SESC. O objetivo será de apresentar a Educação Ambiental como instrumento da prática crítica, transformadora e emancipatória, por meio da construção de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, preparando pessoas para a participação na formulação de ideias.

No período da manhã, o seminário contará com uma mesa-redonda com participação da educadora Ondalva Serrana, conselheira do Instituto Auá de Empreendedorismo socioambiental; do Prof. Dr. Sandro Tonso, da Faculdade de Tecnologia (ex-CESET) da Unicamp; e da Profª Drª Maria Cornélia Mergulhão, da PUC/Sorocaba. O objetivo será de apresentar a ótica dos convidados sobre vertentes da Educação Ambiental, tendo como eixo estruturante suas experiências e vivências em diferentes épocas e conjunturas. 

Temas como cidadania, participação, autonomia, ética, transparência, integridade, espiritualidade, tolerância, cultura de paz, responsabilidade, consciência ambiental, diversidade, equidade e sustentabilidade – já abordados em outra ocasião pelo Instituto Paulo Freire, em trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Sorocaba – devem ser revisitados e reavivados sob a perspectiva atual, permeando os diversos setores da sociedade, a fim de estimular a saudável renovação dos processos educativos realizados pelos municípios da região.

À tarde, a partir das 14h, o encontro prossegue com a apresentação de experiências na área de Educação Ambiental dos municípios de Sorocaba e Votorantim, além do SESC. A ideia é favorecer a troca de experiências em nível regional, potencializando as ações realizadas para a promoção da Educação Ambiental.

Por último, às 19h, será exibido o documentário “A crise global da água”, com direção de Jessica YU (EUA, 2011). O filme apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas como Peter Gleick, Alex Prud’homme, Jay Famiglietti e Robert Glenno.

O evento é destinado a educadores ambientais da região, incluindo universitários e professores das redes de ensino pública e particular, assim como todos os interessados na temática.

As inscrições para o seminário serão realizadas no próprio SESC, trinta minutos antes do início do evento. O SESC está localizado na Rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade.

 

Programação:

08h30 – Abertura 

09h00 – Mesa-redonda, com Prof. Dr. Maria Cornélio Mergulhão, Dra. Ondalva Serrano e Prof. Dr. Sandro Tonso.

12h00 – Almoço

14h00 – Relato de experiências – “Possibilidades práticas de trabalho com educação ambiental nas cidades”

- Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba – “Programa de Educação Ambiental do Município de Sorocaba: Ações e desafios futuros”;

- Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim – “Programa Escola Sustentável – Transversalidade para a Educação Ambiental, Cidadania e Resolução das Demandas Socioambientais”;

- SESC Sorocaba – “Ações do programa de educação para sustentabilidade do Sesc Sorocaba: Roteiro Caminho das águas”

19h00 – Exibição do documentário “A crise global da água”

 

Tags:, , ,