Encontro reuniu presidente do Sated e classe artística de Sorocaba

Por: Amanda Vieira - Programa de Estágio

Foto: Fernando Abreu

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), realizou na tarde desta sexta-feira (8), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, uma reunião com o novo presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculo em Divisão do Estado de São Paulo (Sated/SP), Dorberto Carvalho. O encontro contou com a presença dos diretores do Sated, do secretário da Secultur, Werinton Kermes, e de representantes da classe artística do município.

Após 32 anos, o Sated passou por algumas mudanças e anunciou uma nova gestão, que assumiu há cerca de cinco meses. Uma das principais discussões realizadas na reunião foi a respeito do DRT, que é o registro que fundamenta a profissão da classe artística. “Nosso objetivo é buscar com que todos os artistas possam estar regulamentados para exercer a profissão”, declara o presidente do Sated.

Além da apresentação da nova administração, Carvalho abriu espaço para que os artistas locais pudessem tirar suas dúvidas, levantar sugestões e falar sobre temas relacionados à Lei de Incentivo à Cultura (Linc). “Nós queremos viabilizar para que todos os artistas sejam beneficiados com os bens culturais produzidos. Sorocaba é um polo importante, assim como todos os polos regionais do Estado de São Paulo”, disse o presidente.

Para o secretário da Secultur, Werinton Kermes, o bate-papo foi de extrema importância para a classe artística do município. “Tivemos a oportunidade de conhecer o novo presidente e entender qual é a sua linha de atuação para realizar uma aproximação entre o sindicato e o público que fomenta a arte e a cultura aqui na nossa cidade”, destaca Kermes.

Tags: