“Encontros com o Choro” homenageia Luiz Bonfá e Dolores Duran

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

        Neste sábado (dia 12), das 10h às 12h, a Prefeitura de Sorocaba realiza mais uma edição do Projeto “Encontros com o Choro”, com a apresentação do grupo “Entre Amigos”, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Nesta edição, os compositores Luiz Bonfá (1922-2001) e Dolores Duran (1930-1959) serão os homenageados pelo grupo.

Promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), a atividade cultural acontece, gratuitamente,  aos sábados na Biblioteca Infantil e é aberto a todos aqueles que gostam de tocar ou cantar.

Luiz Bonfá, violonista, compositor e cantor, iniciou sua carreira ainda criança. Através do compositor Garoto, familiarizou-se com a Bossa Nova. De 1946 a 1952, integrou o grupo Quitandinha Serenaders. Posteriormente, seguiu carreira solo, principalmente nos Estados Unidos. Dentre a sua obra, compôs clássicos como “Manhã de Carnaval” , em parceria com Antonio Maria, “Correnteza”, “Samba de Orfeu” e “A Chuva Caiu”, junto com Tom Jobim, entre outras.

        Já Dolores Duran (1930-1959), cantora e compositora brasileira, iniciou sua carreira como cantora em rádio, boates e, posteriormente, discos. Em apenas oito anos de carreira, atingiu grande sucesso com suas composições como: “Por Causa de Você”, “Estrada do Sol”, “Fim de Caso”, “Castigo”, “Solidão”, “Demais” e o clássico “A Noite de Meu Bem”.

       Ambos foram descobertos em um programa infantil de calouros, coordenado pela sorocabana Silvia Autuori, conhecida como “Tia Chiquinha”. Silvia deixou várias gravações de histórias infantis dramatizadas, que fazem parte do acervo de gravações da Biblioteca Infantil.

       O “Encontros com o Choro” é apresentado pelo músico Beto Costa e por José Moreira. Compõem o grupo “Entre Amigos”, Nico (violão), Gustavo Arruda (baixo), Manoel Moreno (bateria), Ite (pandeiro) e Joaquim (cavaquinho).

A Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.

Tags:,