Equipe da Alemanha conhece e elogia a estrutura do zoo de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” recebeu no último domingo (8) a visita do Dr. Fabian Schmidt, curador geral do zoológico de Leipzig, um dos mais tradicionais, famosos e modernos da Alemanha, e do zoólogo, Dr. Matthias Helb. Eles foram recepcionados pelos biólogos da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Cecília Pessutti e Marcos Tokuda, que apresentaram a estrutura do cartão-postal sorocabano.

O objetivo da visita foi de observar o zoo de Sorocaba do ponto de vista do visitante e conhecer como é realizado o manejo dos répteis, que é uma das áreas de atuação do curador geral do zoológico de Leipzig e, dessa forma, estabelecer futuramente uma relação de intercâmbio entre as duas instituições.

Para o secretário da Sema, Jessé Loures, a visita foi muito gratificante e proveitosa.  “O nosso zoo é classificado pelo Ibama na categoria A entre os zoológicos brasileiros e é referência para a América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies. É muito importante essa troca de conhecimento entre as instituições”, destaca.

Todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, que é responsável pela administração do zoo, foi elogiado pelos visitantes alemães. “Eles ficaram impressionados com as espécies que habitam o nosso zoo. Muitas delas eles nunca tinham visto. A equipe ficou satisfeita também com os nossos recintos e a ambientação”, conta a bióloga Cecília Pessutti.  Segundo ela, a ideia é que eles retornem a Sorocaba para poder observar com mais tempo os animais e trocar mais informações técnicas”, completa.

A indicação para visitar o parque de Sorocaba foi feita pela Drª Ilona Schappert, vice-diretora do zoológico de Dortmund, da Alemanha. Ela teve a oportunidade de conhecer o zoo sorocabano há alguns anos e é a responsável pelo livro genealógico dos tamanduás-bandeiras. Além do “Quinzinho de Barros”, eles também visitaram o Zoológico de São Paulo (SP), o Aquário de São Paulo (SP) e o Zooparque, de Itatiba (SP).

Com 1.145 animais de 290 espécies, o “Quinzinho de Barros” possui uma área de 136 mil metros quadrados, com lago e vegetação da Mata Atlântica. O espaço ecológico ainda possui Museu de Zoologia, biblioteca, anfiteatro, quiosques e visitas monitoradas. O zoo está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

 

 

 

Tags: