Equipe Multidisciplinar realiza atividades de projeto fonoaudiológico

Por: Bruno Rodrigues, Elias Arcanjo

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio das fonoaudiólogas da Equipe Multidisciplinar do Centro de Referência em Educação (CRE), realizou nesta segunda-feira (27), mais duas ações integrantes do projeto “Quem se Comunica bem, aprende melhor”, no CEI-14 “Eng. Carlos Reinaldo Mendes”, no Éden. Na ocasião, foram promovidas reuniões com os pais dos alunos matriculados nas etapas do Pré I e II, além de encontro formativo sobre “Motricidade Orofacial” com os professores e equipe gestora da unidade escolar.

Nas reuniões com os pais, as fonoaudiólogas da Equipe Multidisciplinar deram explicações sobre a aquisição e desenvolvimento da fala e linguagem, as habilidades e competências auditivas, percepções sobre as estruturas musculares e funções orofaciais, além da consciência fonológica. Todos esses aspectos são necessários para compor a integralidade do desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem infantil.

Os familiares dos alunos foram alertados sobre indicadores de risco para o desenvolvimento comunicativo, tais como: posição inapropriada ao mamar (deitado), cuidadores ausentes, constantes infecções respiratórias, sinais de dificuldade para ouvir, preferência por alimentação pastosa, presença de hábitos orais inadequados (mamadeira, chupeta, sucção de dedo, sucção de língua, entre outros) e modelo de fala inadequado do cuidador.

Além disso, os mesmos receberam dicas de como estimular a linguagem e a fala das crianças e quando precisam buscar orientação de um profissional da área (fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, dentistas, por exemplo).

As especialistas também comunicaram aos presentes sobre a implementação do projeto de estimulação na unidade escolar, o qual será aplicado pelas professoras a partir de junho, e solicitaram apoio e participação dos mesmos nas atividades lúdicas que eles receberão para praticarem com as crianças em casa durante o projeto.

O projeto

Desenvolvido pelas fonoaudiólogas do Centro de Referência em Educação, o projeto “Quem se comunica bem, aprende melhor” é destinado às crianças matriculadas nas unidades de educação infantil, com idade entre quatro e seis anos. O objetivo do mesmo é potencializar a comunicação dos estudantes, por meio de estratégias lúdicas e práticas envolvendo estímulos visuais, auditivos e motores, visando desenvolver as habilidades de fala e linguagem, maximizando a capacidade de comunicação dos estudantes.

O CEI-14 é uma das unidades escolares que recebeu o projeto-piloto no ano passado e agora está recebendo a continuidade das ações, com o diferencial de que, nesse ano, as professoras participam de 4 minicursos sobre os temas trabalhados no projeto, capacitando-se assim para a aplicação das atividades com os estudantes, sob supervisão das fonoaudiólogas da Equipe Multidisciplinar. A expectativa é de que, nesse módulo, 570 crianças sejam beneficiadas com o projeto.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: