Equipe Multidisciplinar realiza palestra sobre processo de aprendizagem

Por: Bruno Rodrigues

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Equipe Multidisciplinar, realizou, nesta terça-feira (12), uma palestra sobre “A importância da aprendizagem”, com foco nas crianças público-alvo da educação especial. A reunião contou com a participação de familiares dos alunos matriculados na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal “Tereza Ciambelli Gianini”, além de funcionários da unidade de ensino.

O objetivo do encontro, que faz parte de um projeto de orientação voltado aos pais dos alunos vinculados às Salas de Recursos Multifuncionais (SRM’s), foi explicar como se dá o processo de aprendizagem das crianças, destacando as potencialidades do mesmo em relação aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades.

Em sua explanação, a assistente social Sandra de Pádua destaca sobre o trabalho. “O aprendizado das pessoas é um processo contínuo e que cada uma absorve conhecimento de acordo com suas individualidades, seja por meio de estímulos visuais, auditivos ou sinestésicos (sensibilidade tátil)”, disse.

Nesse sentido, a mesma ressaltou que, embora semelhantes por sermos seres humanos, cada pessoa tem particularidades que devem ser respeitadas já que vivemos em uma sociedade interdependente, cabendo a cada um se adequar ao contexto no qual está inserido.

Falando sobre as crianças público-alvo da educação e que frequentam a Sala de Recursos Multifuncionais, Sandra salienta que os pais não devem criar seus filhos em ‘caixas idealizadas’. “Em um mundo restrito onde eles acham que seus filhos devem viver. Tais estudantes devem ser estimulados a explorar todas as possibilidades existentes para a mesma, sejam elas referentes às práticas pedagógica, terapêutica, familiar e recreativa, como, por exemplo, passeios em parques abertos, shoppings e ambientes onde as crianças tenham contado com pessoas diferentes, alheias ao seu círculo social”, salienta a assistente social.

Avaliação dos pais

As colocações feitas pela assistente social Sandra foram bem recebidas pelos pais presentes no encontro. De acordo com Priscila Rossini, as abordagens feitas contribuíram bastante para a sua vivência diária com seus filhos. “É sempre bom ouvir pessoas como a Sandra, que consegue expor muito bem o tema da conversa, nos fazendo pensar e acrescentando várias informações em nossas vidas”, disse.

Para Marcia Figueiredo, o apoio é fundamental.Com as informações expostas, ela terá mais base para ajudar no desenvolvimento diário de sua filha tanto em casa quanto na escola”, destaca.

O projeto

O projeto “Orientação aos pais das crianças com deficiência nas Salas de Recursos Multifuncionais” foi criado em 2015 pela assistente social Sandra de Pádua, Mestre em Serviço Social e pós-graduada em psicopedagogia, que é integrante da Equipe Multidisciplinar do Centro de Referência em Educação.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar, aos familiares e responsáveis pelas crianças atendidas nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal de ensino, a oportunidade de debater a dinâmica familiar dos lares que tem crianças com deficiência. Nos encontros, Sandra ministras palestras com diferentes temas, de modo a mostrar às famílias os ganhos pedagógicos que a criança deficiente tem ao frequentar a escola regular e à SRM.

De acordo com programação elaborada, além da EM “Tereza Ciambelli Gianini”, as demais unidades que possuem Sala de Recursos Multifuncionais também receberão as palestras integrantes do projeto ao longo deste ano.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: