Escola do Carandá deve ficar pronta até março

Por: Marcelo Andrade

Prevista para ser inaugurada até março deste ano, a escola municipal que atenderá os alunos dos residenciais Carandá e Altos do Ipanema, na Zona Norte de Sorocaba, segue com as obras aceleradas. O projeto prevê a construção de 25 salas de aula, quadra poliesportiva, banheiros, pátio coberto, cozinha, saguão de entrada e demais estruturas de serviços, totalizando 3.104 metros quadrados de área construída. Será a maior escola da cidade e absorverá 750 alunos da pré-escola até a nona série do ensino fundamental.

A construção segue um modelo canadense de utilização de painéis estruturados de encaixe o que permite maior agilidade ao projeto, que deverá ser referência no Brasil, segundo a RVV Construções e Empreendimentos, empresa responsável pela obra.

As obras começaram no dia 24 de agosto e estão dentro do cronograma de entrega. De acordo com os engenheiros da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), responsáveis pela fiscalização das obras, atualmente os serviços se concentram na cobertura dos módulos das salas de aula. Também já estão sendo montados os módulos onde funcionará a administração da unidade escolar. A próxima etapa será o assentamento dos pisos e instalações elétricas. Até o início de fevereiro, ainda segundo os responsáveis pela obra, os trabalhos deverão se concentrar na fase de acabamento interno e no pátio.

O secretário de Conservação e Obras, Fábio Pilão, explica que para a obra está sendo usada uma nova tecnologia, a de PVC Concreto. “O uso dessa tecnologia permite uma maior agilidade em sua construção, muito mais do que se estivéssemos realizando nos modelos convencionais de alvenaria, já que o método de encaixe entre os módulos também não necessita de reboque, pintura ou outro material do gênero”, diz.

Pilão lembrou ainda que esta construção é um projeto 100% desta administração, desde a licitação que foi totalmente desenvolvida pelos técnicos da pasta, até a execução.

 

Tags:,