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Acessado em: 23/09/2019 - 11h38

Escola do Jd. Ipiranga reinaugura brinquedoteca

Por: Bruno Rodrigues

Cerca de 700 crianças serão beneficiadas com o
novo espaço que conta diversos atrativos

Amor, carinho e muita dedicação foram alguns dos ingredientes essenciais usados pela equipe escolar da EM. “Prof.º Irineu Leister”, para a reinauguração da sua brinquedoteca, no último dia 30 de agosto.

A partir de agora, as cerca de 700 crianças que estudam na unidade escolar contam com um espaço onde poderão dar asas à imaginação. A ideia é explorar a criatividade dos alunos com uma espaçosa tenda, estantes, brinquedos, livros e fantasias de personagens infantis.

A cerimônia de reinauguração da escola, que fica no Jardim Ipiranga, na zona oeste de Sorocaba, proporcionou às crianças um momento de interação durante o ato cívico quando, também, assistiram a uma apresentação musical dos próprios alunos e se divertiram com um número de teatro escrito e exibido pelas professoras Ana Lúcia Feitosa de Oliveira, Edna de Jesus Teles de Oliveira e Sandra Catarina Ferrari Terra, esta última, aliás, costurou uma boneca que as crianças usarão na brinquedoteca.

Trabalho da equipe escolar
Quando o projeto tomou corpo a vontade de transformar o dia a dia das crianças contagiou toda a escola. A equipe correu atrás de doações, angariou recursos por meio de gincanas e conseguiu descontos de alguns estabelecimentos comerciais dos bairros mais próximos. A vice-diretora Ana Paula Pacheco conta sobre a mobilização em prol do projeto. “Nós abraçamos a causa desta ação, pois sabíamos que o resultado seria recompensador. Essas crianças têm uma realidade difícil e com esta brinquedoteca elas terão mais recursos para criar, inventar e sonhar. A experiência inteira foi muito válida”, disse.

Há oito anos na unidade, a orientadora pedagógica, Simone Silva Ramos Tonussi, salienta sobre a influência positiva que a brinquedoteca pode trazer aos pequenos. “Temos muitas crianças com inúmeros problemas de ordem material, emocional, psicológica e na maioria das vezes sem nenhum atendimento. É triste ver tantas crianças ao acaso. Por isso resolvemos criar espaços dentro da escola para que elas possam desenvolver a imaginação, criação e diminuir os impactos das coisas ruins que as cercam”, pontua a educadora.

Ana Paula explica que, além da brinquedoteca, pretende junto à diretora Andreia Edwiges Gomes Proença, que voltou das férias, reativar uma horta e a construção um jardim que deixarão a escola mais florida. E os planejamentos não param por aí. Simone conta que a unidade pretende trazer mais atrativos aos estudantes. “Nosso próximo passo é a criação de uma Oficina de Arte onde eles possam expressar suas emoções através de desenhos, pinturas e material reciclado, entre outros. A escola tem como missão melhorar e transformar a vida dos alunos. Quando visitamos as casas de algumas crianças que não aparecem na escola, percebemos que as residências da nossa comunidade não têm quintal ou locais com espaços para brincadeiras. Então as crianças vão para a rua e muitas vezes correm riscos”, destaca.

“Nossa intenção é melhorar cada vez mais os espaços da unidade e criar um ambiente cada vez mais acolhedor para que os alunos sintam-se parte da escola. E mais do que isso, que nós sejamos um oásis no meio de tanto caos e dificuldades que cercam nossos pequenos”, completa Simone.

Estudantes engajados
A professora de Educação Física que realiza um trabalho de proteção de animais, Selma Souza, criou junto aos estudantes do 5° ano, um projeto voltado para esta causa. Por uma iniciativa própria, as crianças escreveram cartinhas pedindo aos vereadores Anselmo Neto, Fausto Peres, Pastor Apolo e Iara Bernardi, presentes à inauguração, soluções direcionadas aos animais do bairro. Ao longo do evento, os alunos entregaram pessoalmente as cartas aos parlamentares sorocabanos.

Para o secretário da Educação, Wanderlei Acca, a iniciativa da unidade é fundamental para o cotidiano estudantil. “Ações como essas são extremamente valorosas para nossas crianças. Essa brinquedoteca trará muitos benefícios e, certamente, contribuirá para o desenvolvimento dos nossos estudantes para formá-los como cidadãos completos, assim como nesta iniciativa do envio das cartas aos vereadores”, comemora o secretário.