Escola municipal realiza 5ª edição da Feira Cultural

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio)

Foto: Fernando Abreu

A Escola Municipal Leonor Pinto Thomas, realizou na ultima quarta-feira (29), a 5ª feira Cultural, com o objetivo de trabalhar o conteúdo de sala de aula entre os alunos e também aproximá-los da comunidade. O tema proposto para este ano foi “Sentimentos”, um assunto que diferenciou a feira e demonstrou a importância dos estudantes poderem expressar o que sente.

O evento contou com a palestra da psicóloga Michele Lemos de Souza, orientou o valor que a psicologia tem no desenvolvimento do ser humano. “É importante demais tratar os sentimentos numa feira cultural, porque deve existir esse diálogo, para lidar cada vez melhor com os nossos sentimentos, podendo evitar nos alunos sentimentos como medos, anseios, e depressões”, analisou ela.

Para Milene Martinez, professora e organizadora da mostra cultural, o evento também tem como finalidade intensificar a questão do protagonismo estudantil fazendo do aluno, o protagonista de toda feira, a fim de levar a toda comunidade a criatividade e a dedicação de cada classe representante da instituição escolar. “Vendo esse evento concluído, é possível notar a resposta rápida que os alunos passam a nós, então vale muito a pena acreditar em cada um, quando muitos acham que a educação é um caso perdido, e vem presenciar algo tão bonito que é a dedicação e motivação deles”, explica Milene.

Além de experimentos científicos, apresentações teatrais, musicais, e educacionais, a feira cultural acaba sendo uma oportunidade aos estudantes de crescerem junto. O evento é realizado desde 2012. A aluna Andressa Araújo Furquim (18) lembra que a primeira feira em que participou não tinha muita exposição, e hoje celebra em seu último ano na escola, com a quinta mostra sendo tão expressiva. “é emocionante, uma alegria imensa, porque eu cresci aqui no Leonor, nessas cinco feiras aprendi muito, e agora me formando eu declaro o quanto tudo isso acrescentou para minha formação, não só como estudante, mas como pessoa, e que agora os próximos alunos possam dar continuidade a esse projeto, buscando conhecimento, cultura, e elevando seus sentimentos a toda comunidade, como foi à proposta do tema deste ano”, concluiu ela.

A escola municipal Leonor Pinto Tomaz está localizada na Rua 15 de Novembro, no Centro.

Tags: