Escolas e grupos podem agendar visitas monitoradas nos parques

Por: Secom Sorocaba

 

Atividade é gratuita

 

Escolas e outros grupos com até 40 pessoas que queiram promover uma atividade educativa em contato com a natureza podem agendar gratuitamente uma visita monitorada nos parques ecológicos de Sorocaba. Entre as opções estão os parques Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”. O Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) também recebes agendamentos.

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), as ações educativas diferenciadas e gratuitas atendem às necessidades de diferentes tipos de público. Segundo o secretário da pasta, Jessé Loures, as visitas monitoradas possuem temas e estratégias específicas de acordo com o potencial de cada parque.

O “Quinzinho de Barros”, por exemplo, possibilita aos visitantes conhecer um pouco mais sobre a biologia dos animais, sobre como funciona um zoológico e sobre o importante papel que o zoo de Sorocaba desempenha para a sociedade, através de suas cinco funções: Educação Ambiental, Bem-estar animal, Conservação, Pesquisa e Lazer.

No Jardim Botânico os visitantes conhecem, entre outros espaços,  o roseiral, o orquidário, o Palacete de Cristal, o jardim sensorial de plantas medicinais e itens de sustentabilidade pensados na concepção e construção do Jardim Botânico.

Já no Parque da Biquinha, o público recebe informações sobre consumo consciente, água, aves urbanas, cultura indígena e nascentes e ainda tem a oportunidade de caminhar pelas trilhas do parque.

No Parque da Água Vermelha, o público conhece a nascente modelo do município, recebe informações sobre as aves urbanas e os refúgios da biodiversidade presentes no parque.  O local possui estruturas como piso tátil, placas em braile e rampas que permitem o fácil acesso de pessoas com deficiência, possibilitando que todos possam contemplar e desfrutar do espaço.

O Parque da Biodiversidade, de vegetação predominantemente de Mata Atlântica, possibilita que os visitantes conheçam as trilhas e recebam informações sobre regeneração ambiental, sucessão ecológica, fauna e flora local.

Já no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) o público pode conhecer, por meio de uma maquete, o percurso do rio Sorocaba e aspectos geográficos da microbacia do rio Sorocaba na área do município, além dos aspectos históricos, sociais, culturais e ecológicos do manancial e a biodiversidade no município associada ao rio e a mata ciliar.

 

Agendamento

Para participar das visitas monitoradas é necessário que as escolas ou grupos envie e-mail para agendamentoparques@sorocaba.sp.gov.br com antecedência mínima de 15 dias. As datas serão confirmadas mediante disponibilidade de atendimento de cada parque. Mais informações pelo telefone (15) 3219-2299.

Tags: