Escolas municipais participam de campanha ambiental

Por: Bruno Rodrigues

Um total de 232 estudantes estão no concurso que premiará o vencedor com uma viagem à Colômbia

 

Consciência ambiental, educação e consideração cuidadosa por nosso planeta são valores indispensáveis para o futuro e boa manutenção de convivência da nossa humanidade. Para tanto, a campanha ‘Ao Redor da Ibero-América’, concurso ambiental promovido pela Veolia Brasil em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) com participação de 232 estudantes do 5º ano de três escolas municipais em Sorocaba, promove a atividade com materiais sustentáveis com premiação de uma viagem para a Colômbia.

A campanha ambiental aborda a reutilização de plásticos para proteger a biodiversidade nos oceanos. As três unidades participantes são: a EM. “Professora Léa Edy Alonso Saliba”; EM. “Professora Josefina Zilia de Carvalho” e  EM. “Edward Frufru Marciano da Silva”.

De acordo com a empresa organizadora, a campanha é realizada com estudantes de escolas públicas dos estados de São Paulo e Santa Catarina e chega à sua 14ª edição. O tema abordado esse ano é Reciclagem e Reutilização de Plásticos, com o objetivo de mostrar as diferentes formas de utilizar o material de forma responsável e criativa.

A Veolia Brasil informa, ainda, que a temática se concentrará na proteção e biodiversidade dos oceanos, uma vez que esse assunto tem se tornado o centro de debates para eliminar o descarte de plásticos nos oceanos em prol de um meio ambiente saudável e protegido para os animais marinhos.

A campanha Ao Redor da Ibero América é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia tem atividades: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. Do Brasil participarão escolas municipais do Estado de São Paulo: Sorocaba, Iperó, Capão Bonito e Vale do Paraíba e Santa Catarina: Antônio Carlos, Biguaçu, Tijucas, Palhoça, Camboriú, Blumenau e São José.

Até o mês de agosto, os professores trabalharão em sala de aula atividades com o tema abordado na campanha com o material do Ao Redor da Ibero-América. Cada aluno irá preparar um aquário produzido com materiais recicláveis e um animal marinho que deve ser protegido no oceano.

A campanha Ao Redor da Ibero-América teve início em 2005 com o objetivo de garantir que as crianças sejam ambientalmente informadas e preparadas para desenvolver atitudes e habilidades práticas que melhorem sua própria qualidade de vida e da comunidade onde vive.

No ano passado, o tema abordado também foi a Reciclagem e Reutilização de Plásticos, entretanto, o destaque foi a preservação de animais em extinção. A ganhadora nacional, Jennifer da Silva Oliveira, de Sorocaba, foi premiada com uma viagem para as Ilhas Galápagos, no Equador.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: