Escolas municipais recebem ação educativa sobre bem-estar animal

Por: Secom Sorocaba

Escolas municipais de Sorocaba estão recebendo desde agosto deste ano de uma ação educativa do projeto “Bem-estar Animal nas Escolas”. Num bate-papo descontraído, as crianças aprendem conceitos importantes da prática do bem-estar animal, como direitos, proteção e guarda responsável. Na próxima terça-feira (6), às 9h, será a vez da E.M. “Tadeusz Jozefczyk”, localizada no bairro Genebra.

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Educação (Sedu). “O nosso objetivo é agregar à formação do estudante os princípios essenciais para a conscientização da prática do bem-estar animal, tornando as crianças agentes multiplicadores da guarda responsável de animais domésticos”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

A proposta do projeto é permitir que as crianças contribuam incentivando os professores e gestores a pensarem propostas pedagógicas em suas escolas sobre estes temas. Durante o bate-papo, de aproximadamente 30 minutos, os alunos receberam conceitos de posse responsável, como cuidar bem do animal, a importância da castração para cães e gatos e a importância da adoção responsável.

A programação do “Bem-estar Animal nas Escolas” continua na próxima quarta-feira (7), às 14h, na E.M. “Profª Norma Justa Dall’Ara”, no Jardim São Camilo, quando quatro turmas vão participar do bate-papo.

 

Sobre o bem-estar animal

O bem-estar animal contempla o conceito das “cinco liberdades dos animais”: livre de fome e de sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões ou doença; livre para expressar os seus comportamentos normais; e livre de medo e aflição. O “dono” do animal doméstico, por exemplo, deve oferecer carinho e atenção, além de brincar e passear e não deixá-lo só por muito tempo. É de responsabilidade ainda não deixar ele sair sozinho na rua, além de oferecer cuidados diários e levá-lo ao médico veterinário.

 

  • 6 (117.32 KB)

Tags:,