Escoteira doa 600 gibis para sala de leitura de Escola Municipal

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Escola Municipal “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro, recebeu na tarde desta terça-feira (08), a doação de 600 gibis que possibilitarão que a sala de leitura da unidade passe a contar com uma Gibiteca.

“Eu aprendi a ler com gibis e depois peguei gosto pela leitura” conta a escoteira Isabela Cardia, de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio. Ela explica que a ideia da doação dos gibis partiu do Projeto Escoteiro da Pátria que tem como princípio beneficiar a comunidade.

Isabela integra o Grupo Escoteiro Ipanema e além dos 400 gibis de sua coleção, arrecadou outros 200 junto aos amigos. Outro passo do projeto foi procurar a escola próxima de sua casa e propor um espaço para a criação de uma Gibiteca. Sendo assim, ela ainda teve o cuidado de providenciar um tapete e colorir cinco caixas de madeira para armazenar os gibis, em sua maioria, de um dos personagens mais queridos das HQs brasileiras, a Turma da Mônica.

Para a professora mediadora da Sala de Leitura, Solange Cristina Lima, a iniciativa da estudante é muito importante e incentivará a leitura por parte dos alunos. A escola atende cerca de 900 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Solange diz que  a proposta é que os alunos passem a frequentar a Gibiteca já no ao que vem, quando do início das aulas. “Lembrando, que as crianças poderão fazer esse tipo de leitura também em outros espaços da escola”, explica.

 “Costumo dizer que ler é bom, seja por meio de livros ou gibis” destaca o responsável pelas Salas de Leituras e Bebetecas da Secretaria da Educação (Sedu) instaladas na cidade, Pedro Luiz Rodrigues. Segundo ele, ainda que o gibi seja considerado um entretenimento, ele desenvolve na criança o comportamento leitor. “São textos sem o compromisso literário, mas que desenvolvem o hábito da leitura. E isso é o mais  importante”, enfatiza.

Tags: