Escoteiros plantam 150 árvores no Parque Ouro Fino
Por: Secom
O Parque Natural do Ouro Fino recebeu na manhã do último sábado (23) a visita especial de 60 escoteiros dos grupos Sorocaba Oeste e Mont Serrat. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a nascente modelo da cidade, que está localizada no interior do espaço ecológico, e ainda plantar 150 mudas de árvores de espécies nativas no seu entorno, ajudando na sua recuperação e na preservação da natureza.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade fez parte da programação do Dia da Árvore (21 de setembro), que tem como objetivo envolver toda a comunidade e sensibilizá-la da importância da preservação das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos. A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.
Georreferenciada e cadastrada pela equipe da Sema, a nascente foi escolhida pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. Ela está devidamente sinalizada e é de fácil acesso aos visitantes do parque natural.
Na ocasião, as crianças, os adolescentes e os adultos conversaram com a equipe de Educação Ambiental, que abordou sobre a importância da preservação e os cuidados que se deve ter com uma nascente. A recuperação das matas ciliares é fundamental para manter a qualidade e o fluxo da água de uma nascente e assim ajudar na preservação na natureza.
Antes de plantar as mudas, os escoteiros participaram de uma oficina de plantio com os educadores da Sema, e seguiram até a nascente para o plantio de espécies, como jequitibá-branco, paineira-rosa, araçá, angico-da-mata, uvaia e pitanga.
Para a ação socioambiental, a equipe da Sema providenciou toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos.
O Parque Natural do Ouro Fino está localizado na rua Alexandre Caldini, 265, no Jardim Ouro Fino, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Tags:meioambiente