ESF Ulisses realiza ação territorial em saúde e atende 167 pessoas

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Com o objetivo de intensificar a promoção e prevenção à saúde na comunidade, a ESF Ulisses (Estratégia Saúde da Família) realizou no último domingo (25), uma ação territorial que visou oferecer atendimentos de saúde, beleza e recreação às pessoas que passavam pelo local. Cerca de 167 pessoas foram atendidas durante a ação. A realização foi possível através da parceria entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Centro de Integração Social Parque Vitória Régia (CIS). Nomeado como “Feira da Saúde”, o evento aconteceu na rua Professor Clodomiro Pereira – Parque Vitória Régia, das 8h às 14h, e contou com 30 voluntários, 4 agentes comunitários de saúde, 1 técnico de enfermagem e 1 enfermeiro.

No atendimento voltado à saúde foram realizados testes de glicemia capilar, aferições de pressão arterial, vacinação contra febre amarela, avaliações de Índice de Massa Corpórea, auriculoterapia, massagem corporal, orientações a respeito de qualidade de vida e regras alimentares e importância dos exercícios físicos. Já na parte de beleza e recreação, mais de 40 pessoas puderam receber corte de cabelo e as crianças tiveram a oportunidade para brincar num espaço de lazer.

Das 167 pessoas atendidas pela equipe multiprofissional de saúde, 11 pacientes foram detectados com alterações importantes de níveis glicêmicos ou pressóricos. A ESF agendou consultas médicas para que essas pessoas possam receber orientações e possíveis tratamentos. Outras 55 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela durante o evento.

Para a coordenadora da unidade Ulisses Ângela Feitosa, o trabalho de prevenção e promoção à saúde deve ser feito em coletivo na sociedade. “Acredito que a parceria entre associações locais e unidades de saúde podem fazer a diferença, fortalecendo e empoderando a população local. O trabalho não é apenas de um setor, mas do coletivo”, explicou.

Tags: