Espaço empreendedor auxilia Mei’s na declaração de imposto de renda

Por: Mariana Dearo

Desde o início de janeiro, o Espaço Empreendedor (EE), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), da Prefeitura de Sorocaba está auxiliando os Micro Empreendedores Individuais (Mei’s) no preenchimento do formulário de declaração de Imposto de Renda do Micro Empreendedor Individual (IR-Mei). Os contribuintes têm até o fim de maio para realizar a declaração.

De acordo com o chefe da seção de Empreendedorismo, Edson Freitas, a declaração deve ser realizada independente do faturamento no ano anterior. “Nesta modalidade, não existe isenção. Os Mei’s devem declarar e se a declaração não for feita, o mesmo fica em débito com a Receita Federal, o que acarreta na não permissão para emitir boletos no ano subsequente, além do pagamento de multa”, alerta.

No Espaço Empreendedor, a declaração é realizada após o preenchimento de um formulário pelo próprio micro empreendedor. “É muito importante que o responsável legal compareça munido de todos os dados e se atente ao prazo, que não é o mesmo destinado à pessoa física”, finaliza Freitas.

Vale ressaltar que o Espaço Empreendedor presta auxílio aos Mei’s que não têm acesso e/ou não conhecem o procedimento. Quem optar por realizar a declaração sem procurar o órgão municipal, deve acessar o site: portaldoempreendedor.gov.br.

Nesta quinta (16) e sexta-feiras (17) e durante a última semana de janeiro (27 a 31), a unidade móvel do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estará no Espaço Empreendedor realizando atendimento, auxiliando e tirando dúvidas dos MEI’s.

O Espaço Empreendedor está localizado na Av. Afonso Vergueiro, nº 1.927, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (15) 3229-2372.

 

 

Tags: