ESPECIAL DIA MUNDIAL DA SAÚDE – Prefeitura de Sorocaba realizará evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde na Praça Cel. Fernando Prestes

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde (comemorado no dia 7 de abril) e conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir doenças visando uma melhor qualidade de vida, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), realizará um evento especial para oferecer exames e orientações à população. A realização ocorrerá nesta sexta-feira (5) das 9h às 13h na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade.

De acordo com a SES, inúmeros setores da Saúde estarão integrados prestando atendimento aos cidadãos que passarem pelo local. Os Ônibus Azul e Rosa estarão à disposição dos pacientes com o objetivo de garantir a prevenção à saúde do homem e da mulher nas áreas de urologia e ginecologia.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará testes rápidos na população para detectar HIV e sífilis. Além da distribuição de preservativos, géis lubrificantes e informativos sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Outra ação importante será da equipe de enfermagem na realização de testes de glicemia capilar (diabetes) e aferição de pressão arterial (hipertensão) nos cidadãos. Caso pacientes sejam identificados como diabéticos ou hipertensos, os mesmos serão encaminhados para os programas de tratamento que é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Os setores de Saúde Bucal e Saúde Mental também participarão do evento. Na parte de odontologia, os profissionais vão orientar a população sobre os cuidados com a higiene bucal. Já a coordenação de Saúde Mental explicará sobre prevenção ao suicídio.

Por conta do alto número de casos de dengue que já soma 173 confirmações em Sorocaba, a Divisão da Zoonoses também estará presente para sensibilizar a população sobre a doença e trará uma exposição de amostras de larvas e mosquitos da espécie Aedes Aegypti, além do “mosquitão” inflável. Outra ação será de profissionais da Saúde para reforçar as orientações sobre a utilização correta dos diversos serviços disponibilizados pela SES.

Em parceria com a Universidade Paulista (UNIP), alunos do curso de nutrição também participarão do evento colaborando com informações sobre alimentação saudável.

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.


Muito mais por Sorocaba!

Tags: