Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/especial-dia-mundial-da-saude-saiba-quais-sao-as-unidades-municipai/
Acessado em: 17/06/2019 - 15h05

ESPECIAL DIA MUNDIAL DA SAÚDE – Saiba quais são as unidades municipais de Saúde e como usá-las adequadamente

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Quando necessitamos buscar um atendimento médico na rede municipal de Saúde de Sorocaba, a primeira ideia que vem à cabeça é de ir até uma UPH (Unidade Pré-hospitalar) ou em um PA (Pronto Atendimento). De qualquer forma, essa escolha pode estar errada. Além dessas unidades, a cidade conta com as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a Policlínica Municipal de Especialidades e o Same (Serviço de Assistência Municipal Especializada) / CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).

É preciso conhecer as características das diferentes unidades presentes em Sorocaba para saber qual procurar em cada caso. Os pacientes têm tendência a buscar diretamente as unidades de urgência e emergência, sem realmente saber se é necessário.

A UBS possui clínicos gerais, generalistas, pediatras, ginecologistas, dentistas e é a porta de entrada para o usuário receber assistência no SUS (Sistema Único de Saúde) de forma contínua. Para consultar o endereço e o horário de funcionamento das 32 UBSs, basta acessar o link – http://saude.sorocaba.sp.gov.br/[1] .

Caso haja necessidade de um atendimento de especialidades, a própria UBS encaminha para a Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” que dispõe de 42 especialidades médicas para atender a população. A unidade também conta com programas de referência na região, que são o pré-natal de alto risco, recém-nascido de alto risco, tuberculose, hanseníase e ambulatório de feridas e pé diabético, e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Para os casos de urgência e emergência, Sorocaba conta com as seguintes unidades que funcionam 24 horas: as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte, Leste e Oeste; o Pronto Atendimentos (PA) Laranjeiras e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Éden. Os PAs São Guilherme e Brigadeiro Tobias funcionam todos os dias das 19h às 7h

O médico e gestor técnico da SES, Lúcio Neves, explica que em casos de gripe, dor de dente e diarreia, as pessoas devem buscar o atendimento na UBS mais próxima de sua residência. Já para casos suspeitos de infarto ou acidente vascular encefálico, o ideal é procurar uma das sete unidades de urgência e emergência da cidade. “Outro setor de extrema importância na cidade é o SAME/CTA, onde a população pode se testar para identificar as infecções sexualmente transmissíveis e iniciar o tratamento”, explica.

Atendimento odontológico na cidade

Para quem precisar do atendimento odontológico, a consulta é oferecida nas 32 UBSs durante o horário de funcionamento de cada unidade. Para os casos de urgência, a cidade oferece as UPHs Oeste e Norte que atendem das 10h às 22h. Já o PA São Guilherme atende das 19h às 00h.

Muito mais por Sorocaba!

Endnotes:
  1. http://saude.sorocaba.sp.gov.br/: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/