*** Especial Sorocaba 364 anos *** – Prefeitura cria ações para dar mais transparência à gestão e aproximar população

Por: Viviane Gonçalves

Desde que assumiu o governo, o prefeito José Crespo e sua equipe trabalham na criação de projetos que aproximem, cada vez mais, o Poder Público da população com o objetivo de trazer mais transparência à gestão. As ações permitem que o cidadão sorocabano tenha acesso mais fácil aos representantes municipais e além disso, tenha mais informações sobre os investimentos do poder público. Diante disso, já estão em prática pelo menos quatro projetos com a participação efetiva da população.
O primeiro deles é comandado pela Chefia de Gabinete e é uma oportunidade de estar frente a frente com o prefeito no “Fale com Prefeito”. O programa foi criado no primeiro ano do governo e até agora já atendeu 215 pessoas. Para participar do programa, o cidadão precisa se cadastrar no site da Prefeitura. O encontro com o prefeito é realizado uma vez por mês.
Um outro projeto vem da Secretaria de Cidadania e Participação Popular e permite que o morador de Sorocaba ajude na decisão dos investimentos da Prefeitura, por meio do orçamento participativo. Chamado de “Participa Sorocaba”, neste projeto a Prefeitura oferece ao cidadão a oportunidade de escolher onde ou em qual área serão investidas as melhorias. O programa é novo e encontra-se em fase de votação on-line com os 3 dos 12 temas em que a Prefeitura deve priorizar os investimentos em cada região. Para participar, basta acessar cidadania.sorocaba.sp.gov.br. As pessoas também podem votar em uma das Casas do Cidadão.
Lançado recentemente, o ônibus da Prefeitura nos bairros é um gabinete móvel, “Prefeito no Bairro”. A bordo de um ônibus especialmente equipado, sem nenhum custo para os cofres públicos, com escritório, ar-condicionado e terminais para computador, o prefeito cumprirá uma agenda de visitas aos bairros da cidade, acompanhado de alguns secretários, para ouvir os moradores, anotar as suas demandas e encaminhá-las às áreas responsáveis.
“Uma das grandes características da nossa gestão é estar cada vez mais perto das pessoas, ouvi-las, entender as suas demandas e facilitar a sua resolução. Por isso este ônibus é uma conquista tão importante, porque nos aproxima ainda mais de cada cidadão e de suas necessidades”, explica o prefeito. O ônibus conta com dois motoristas treinados em condução e conservação de veículos.
Outra ação importante é realizada pela Secretaria de Gabinete Central, por meio da Ouvidoria, é o “Ouvindo Sorocaba”, o projeto já visitou 4 bairros, além dos terminais de ônibus, com objetivo de colher as principais reclamações do munícipe para levar as demandas as Secretarias responsáveis.
Ainda sob o comando da mesma Secretaria, a Carta de Serviços foi lançada no mês de junho com objetivo de facilitar, dar visibilidade, eficiência e transparência e, sobretudo, ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos oferecidos pela administração municipal. Atendendo a Lei n.º 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos, o cidadão encontra no Portal da Prefeitura, mais de 400 serviços oferecidos em única página, e não mais os serviços divididos por secretarias.
Para esclarecer dúvidas e colher contribuições para melhorias no Portal da Transparência, a Ouvidoria em parceria com a Secretaria de Comunicação e Eventos, realizou recentemente uma palestra com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre como encontrar as informações dentro do Portal da Transparência. Participaram do evento chefias da Prefeitura, vereadores e jornalistas. O treinamento foi ministrado pela servidora de carreira Crislaine Aparecida Sansivieri, que é a coordenadora do Núcleo de Gerenciamento do Acesso à Informação Pública e a responsável pelo gerenciamento da plataforma digital dentro da Ouvidoria.
“Nosso objetivo foi esclarecer dúvidas para facilitar o trabalho dos profissionais da prefeitura e os colegas jornalistas, e além disso colher contribuições para a melhoria da plataforma”, disse o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira. Para o secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, a ideia do curso é seguir o Plano de ampliação a transparência da informação, já que o governo do prefeito José Crespo sempre se pautou pela lisura em sua atuação.
O cidadão também pode e deve contar com os serviços da Ouvidoria, pelo telefone 156. Somente nos seis primeiros meses deste ano, foram recebidas 18.250 ligações. “Nós procuramos auxiliar a nossa população, ao máximo, mas nem tudo é de responsabilidade da administração pública, por isso temos demandas que não são atendidas”, explica a ouvidora geral, Liliana de Jesus.
Outro canal de atendimento online é o site da Prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Presencialmente, o cidadão pode ir até segundo andar do Paço Municipal (Alto da Boa Vista). O atendimento da Central 156 é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Tags:, ,