Espetáculo de dança “Corpos Ausentes” é atração no Teatro Municipal

Por: Secom Sorocaba

O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) receberá nesta quinta-feira (17), às 20h, o espetáculo de dança “Corpos Ausentes”, com o Grupo de Artes Soma, de Campinas (SP). A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do evento.

Idealizado pelo Grupo de Artes Soma, “Corpos Ausentes” foi um projeto premiado no Edital ProAC “Apoio a Projetos de Jovens Artistas Para Produção de Primeiras Obras de Espetáculo e Temporada de Dança”, da Secretaria de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, e a apresentação em Sorocaba conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur).

O projeto pesquisa, cria, interpreta, enfim, pergunta pelo lugar do corpo no mundo contemporâneo. Procura trabalhar a relação entre corpo e cultura, refletindo sobre a crescente presença dos aparelhos digitais nas nossas vidas, processo que altera as dinâmicas das relações sociais, altera as relações do corpo consigo mesmo e com o mundo. Um mundo de imagens que substituem corpos, que inventam um outro que o real e que o avessam, colocando-o em questão. Um virtual que joga com o real, indagando-o.

Além do espetáculo no período da noite, o Grupo de Artes Soma apresentará no mesmo dia, no período da tarde,  “Corpos Ausentes” para alunos de escolas de Sorocaba. O TMTV está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, no Alto da Boa Vista.

 

Oficina de dança gratuita

O Grupo de Artes Soma também promoverá uma oficina de dança na sexta-feira (18), das 15h às 17h, no Barracão Cultural. A atividade será gratuita e voltada para pessoas com mais de 12 anos de idade.

O objetivo da atividade é de apresentar o processo de criação e desenvolver dinâmicas que acrescentem e enriqueçam o tema abordado, além da experiência de vivenciá-lo em grupo, expandindo o compartilhamento da ação com outros corpos.

A oficina “Corpos Presentes” tem como intuito a aproximação das artes corporais para os jovens, trazendo vivências de improvisos e percepções da dança. A oficina trará na forma de uma breve experiência imersiva o processo criativo dos artistas, livre para se manifestar de formas individuais e únicas nos corpos.

Estão sendo oferecidas 15 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/c4oKarNITnokBeeD3. O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. Mais informações pelo telefone (19) 98103. 6389 ou pelo e-mail grupodeartessoma@gmail.com.

 

 

Ficha Técnica

 

Grupo de Artes Soma

Direção e coreografia: Clara de Clara e Henrique Hokamura

Intérpretes: Clara de Clara e Henrique Hokamura

Compositor da Trilha sonora: Nathanael Martins

Cenografia e iluminação: Caró Brandão

Produção e Assessoria de Comunicação: Valsineire Bueno de Castro

Designer gráfica: Catharina Inagaki

 

Tags: