Espetáculo de rua premiado será encenado no Centro de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A população poderá conferir gratuitamente nesta sexta-feira (29), às 16h, o espetáculo de rua “As Presepadas de Damião”, com a Damião e Cia. de Teatro, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba. A montagem já foi premiada em diversos festivais do Brasil, como o Festival Nacional de Teatro de Limeira.

Contemplada pelo edital Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para a Rua, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), a apresentação na cidade conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

Inspirada no conto medieval “O Ferreiro e a Morte” e na mitologia católica, principalmente a oriunda da literatura de cordel, a comédia narra o encontro de Damião, um tipo popular, com Menino Jesus e Maria de Nazaré.

“Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumpra sua sentença. Trata-se da saga de um anti-herói, símbolo de todos os sobreviventes de nosso país, que, dia após dia, engana a morte à sua própria maneira”, explica a atriz Fernanda Jannuzzelli.

No espetáculo de rua, o público poderá apreciar elementos de duas manifestações populares brasileiras: o Cavalo-Marinho (Zona da Mata de Pernambuco) e a Folia de Reis (Sudeste).

 

Sobre a trupe

Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil. Em 2012, após íntima aproximação do Cavalo-Marinho e da Folia de Reis, a trupe estreou o espetáculo “As Presepadas de Damião”.

 

 

 

Tags: