Estudantes conhecem variedade de peixes que habitam o rio Sorocaba  

Por: Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou nesta quinta-feira (28) o projeto “Parque vai à Escola” na E. E. “Prof.ª Antônia Lucchesi”. Em torno de 50 alunos do 4º e do 5º ano conheceram a biodiversidade de peixes do rio Sorocaba e que também podem ser vistos nos lagos e no aquário do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, como o cascudo, guaru, cará, mandi, piranha, entre outras espécies.

A iniciativa municipal visa levar a biodiversidade do espaço ecológico às instituições de ensino e apresentar, de forma lúdica e interativa, o parque, seus “moradores” e suas “profissões”, fomentando ações individuais e coletivas em prol da conservação do meio ambiente.

Um estudo identificou a presença de 53 espécies de peixes em Sorocaba, tanto no rio principal – que dá nome da cidade – como em outros habitats, tais como córregos, represas, lagos e lagoas.

Para a coordenadora pedagógica da escola estadual, Graziela Estaregue, a atividade foi excelente para as crianças. “Os alunos ficaram muito interessados e saíram bastante motivados”, contou. Segundo ela, o contato com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins foi feito após uma divulgação da atividade realizada pela Diretoria de Ensino.

 

Como foi a ação educativa

Inicialmente, a equipe de Educação Ambiental da Sema realizou um bate-papo com as turmas. Em seguida, foi apresentado alguns exemplares para que as crianças fizessem o manuseio e, utilizando uma lupa, observassem as suas estruturas.

Os alunos da rede estadual tiveram a oportunidade de aprender também os serviços que estes peixes desempenham no ambiente. O cascudo, por exemplo, é o “catador de resíduos do fundo da água”, já que ele se alimenta de matéria orgânica em decomposição, colaborando na limpeza dos rios, córregos e lagos.

Escolas interessadas em receber o projeto podem solicitar o agendamento por meio do e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br.     O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. O telefone é (15) 3221.6643.

 

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/estudantes-conhecem-variedade-de-peixes-que-habitam-rio-sorocaba/?preview=true&preview_id=95024&preview_nonce=cfc7e42b5b&post_format=standard

 

 

Tags: