Estudantes da rede municipal conhecem projeto de submarino nuclear

Por: André J. Gomes

Cerca de 1.500 crianças de 25 escolas da cidade – 90% delas das redes municipal e estadual,  visitaram uma exposição institucional realizada entre os dias 6 e 9 de junho pela Sociedade Amigos da Marinha – Soamar e a Marinha do Brasil. A exposição, realizada no Ipanema Clube, foi dirigida a estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental e teve por missão apresentar a esse público um pouco da história da instituição e seus projetos futuros. A Prefeitura de Sorocaba, por meio de representantes da Secretaria da Educação, conheceram a iniciativa.

Na programação, os alunos participaram de um workshop de nós de marinheiro, tiveram uma aula de história com um dos responsáveis pelo Museu da Marinha, sediado no Rio de Janeiro, e conheceram detalhes do Projeto Nuclear Brasileiro, que prevê a construção do primeiro submarino nuclear utilizando um reator desenvolvido com tecnologia totalmente criada no País – inclusive no Centro Experimental Aramar, em Iperó.

“É preciso mostrar, sobretudo aos jovens, o que a Marinha Brasileira fez, está fazendo e ainda vai fazer pelo País”, disse o professor e empresário Oscar Vieira, vice-presidente da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR, durante a exposição.

“Estamos preparando uma nova geração que não deve temer a energia nuclear. Utilizado corretamente, esse tipo de recurso só pode nos trazer benefícios como no caso da França, em que 80% da energia elétrica utilizada no país é de origem nuclear”, explica o professor Oscar Vieira. E ele acrescenta: “a Marinha Brasileira está pronta para fazer história mais uma vez, e os estudantes serão o futuro deste e de tantos outros projetos”.

 

Tags: