Estudantes da rede municipal iniciam aula de robótica no Parque Tecnológico

Por: Bruno Rodrigues

Estudantes do 9° ano das escolas da rede municipal iniciaram neste sábado (04) a primeira de uma série de aulas de robótica realizadas no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, Parque Tecnológico e a empresa Viamaker Education.

Durante a primeira aula foi apresentado o kit de robótica, realizado a exploração dos equipamentos, discutido os conhecimentos prévios dos alunos e a metodologia utilizada nas atividades. Ao longo de 30 semanas, o projeto intercalará entre 16 atividades preparatórias e 14 atividades focadas na participação de torneios.

Os encontros desenvolverão competências tecnológicas focadas na construção e programação de robôs, além de outras atividades como a resolução de problemas de maneira colaborativa (trabalho em equipe), gestão do tempo e liderança.

De acordo com a monitora pedagógica da Viamaker, geógrafa e estudante de desenvolvimento de sistema, Luciana Heit Barbosa, o projeto unirá trabalho teórico e prático em grupo. “Formaremos trios de alunos com responsabilidades específicas para aprender a construir e programar robôs, organizar e liderar uma equipe. Por meio de uma metodologia dinâmica eles desenvolverão competências que serão importantes na vida. Aprenderão programação por meio de software a fim automatizar os robôs programáveis, trabalhando também com sensores de cor, giro, ultrassônico e luz”, explica Luciana.

A estudante do 9º ano B da EM “Flávio de Souza Nogueira”, Jéssica Correa Reis, 14 anos, conta que está achando o projeto muito bacana. “Estou gostando bastante da aula. Imaginar como seria um robô dançando logo depois de programado é algo muito legal. A programação é a parte que mais gosto, pois é isso que dá vida ao robô para que ele possa fazer o que a gente quer”, disse.

Muito mais por Sorocaba!

 

Tags:,