Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/estudantes-da-rede-municipal-participaram-de-seletiva/
Acessado em: 12/11/2019 - 21h55

Estudantes da rede municipal participam de seletiva da Copa Sorocabana de Foguetes

Por: Bruno Rodrigues

Estudantes da rede municipal participaram neste sábado, dia 5, da 1ª seletiva da Copa Sorocabana de Foguetes (Sorofog), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A iniciativa é uma competição de foguetes feitos a partir de garrafas PET, popularizados no Brasil por eventos como a Mobfog e Jornada de Foguetes.

A etapa deste fim de semana da Sorofog contou, ao todo, com 13 equipes inscritas na categoria água (estudantes do 5º ao 8º anos do Ensino Fundamental) e oito equipes na categoria vinagre (estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio). Os times foram compostos por até três estudantes e o professor responsável. A equipe constrói uma base de lançamento e um foguete de garrafa PET.

Os participantes dispararam seus foguetes obliquamente (de maneira inclinada) e os lançamentos que percorreram a maior distância horizontal foram classificados para a Copa de Foguetes. As quatro escolas já classificadas para a Copa Sorofog são: EM Quinzinho de Barros, que alcançou o primeiro lugar na categoria de água; EM Matheus Maylasky, que conquistou o segundo lugar em ambas as categorias: de água e de vinagre; EM Getúlio Vargas, que obteve o quinto lugar na categoria água e EM Prof. Edemir Antonio Digiampietri, com o quarto lugar, também, na categoria água.

A 2ª seletiva da Copa Sorofog está marcada para o dia 23 de novembro e a edição oficial da 1ª Copa Sorocabana de Foguete será nos dias 13, 14 e 15 de março no PTS. O evento contará com 10 equipes classificadas de cada categoria (água e vinagre), num grande encontro que vai contar com a participação de equipes de todo o Brasil.