Estudantes realizam prática de yoga em escola municipal

Por: Bruno Rodrigues

 Alunos do terceiro e quarto ano da E.M. “Prof. Benedicto Cleto” realizam a atividade todas as sextas-feiras

O ambiente escolar promove muito aprendizado e acesso ao conhecimento de diversas maneiras, mas também provoca alguns momentos de desafios no contato diário com as pessoas ao redor, em especial para os alunos que devem lidar com o relacionamento entre os colegas de classe. Para lidar com esses conflitos, uma das soluções encontradas foi a aplicação da prática de yoga para os estudantes.

É através desta atividade todas às sextas-feiras que os alunos do terceiro e quarto ano da E.M. “Prof. Benedicto Cleto” canalizam suas energias e exercitam o autoconhecimento.

A prática é realizada na instituição educacional desde 2017 e tem como objetivo otimizar a concentração e o sistema respiratório das crianças. A diretora da unidade, Iuly Franchin, explica que a yoga facilita todo processo de ensino-aprendizagem na escola. “Essa oportunidade que as crianças estão obtendo é absolutamente salutar para o conhecimento de si mesmas e para lidar com o sentimento evitando todo tipo de agressão não somente na rotina escolar como na prática da vida pessoal diária”, disse a diretora.

A atividade de origem oriental é realizada pela professora Aline Vendramello. Além de atender aos estudantes, a prática de yoga está sendo disseminada entre os docentes da rede municipal através de formações nos horários de trabalhos pedagógicos coletivos (HTPC).

A professora destaca que a yoga trouxe resultados efetivos nos comportamentos dos estudantes. “A questão do respeito ao próximo ficou muito evidente na rotina escolar das crianças. Elas passaram a conhecer alguns exercícios de meditação e técnicas respiratórias chamada Pranayama que auxiliou a controlar a agitação e trouxe benefícios físicos através da prática do alongamento”, disse. “Outro ponto importante que é tratada através da técnica Asana é que as crianças puderam se atentar no alinhamento da postura, evitando qualquer tipo de dor ou desconforto”, completa.

Tags: