Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/evento-na-prefeitura-abre-campanha-do-outubro-rosa/
Acessado em: 15/12/2017 - 15h43

Evento na Prefeitura abre campanha do Outubro Rosa

Por: Bia Negrão Duarte e André Canevalle

Nesta segunda-feira (02) a Prefeitura Municipal de Sorocaba dará início à Campanha Outubro Rosa. As 11h será realizado um evento no salão de vidro do Paço para marcar a abertura oficial das atividades, que visam alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. O evento contará com a presença da Prefeita Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho, que discorrerá sobre a importância da conscientização das mulheres sobre o câncer de mama.

O evento de hoje foi organizado pela Prefeitura, envolvendo o Fundo Social de Solidariedade (FSS) presidido por Jéssica Carvalho, e a Secretaria da Saúde. Durante a abertura, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, presidida por Márcia Rodrigues, fará a distribuição de lacinhos rosa; e haverá uma oficina de turbantes e arrecadação de lenços, posteriormente doados às mulheres que estão passando pelo tratamento. Na ocasião, a Psicóloga e especialista em Oncologia, Dra. Elisa Neiva, fará uma breve palestra sobre essa temática.

Para complementar as ações, o Ônibus Rosa atenderá hoje no estacionamento do Paço, oferecendo diversos serviços: coleta de exame (Papanicolau), palestra sobre Planejamento Familiar, esclarecimento de dúvidas sobre câncer de mama, exames clínicos, orientações sobre o autoexame e doenças sexualmente transmissíveis, encaminhamento para mamografia e ultrassom, além de outras especialidades quando necessário. O Ônibus Rosa conta com uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem. Amanhã, o ônibus estará na Faculdade de Medicina da PUC.

Para incentivar a reflexão sobre o tema e despertar a população para os cuidados de prevenção, o Paço e a Bandeira ganharão a partir de hoje uma iluminação especial rosa.

“Todas as ações que contribuam para alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama são válidas e precisam ser incentivadas. Infelizmente ainda há muitas mulheres que desconhecem as ações preventivas contra essa doença. Não podemos perder mais mulheres para esse mal. A prevenção pode salvar vidas”, destaca a Prefeita Jaqueline.

Atendimento à Saúde - Várias atividades estão programadas nas UBSs durante todo o mês de outubro, como agendamento para coleta de exame (Papanicolau); incentivo e orientação sobre a vacinação contra HPV para adolescentes conforme o PNI; doação de lenços para mulheres com câncer; palestras com diversos temas, entre eles “Planejamento Familiar”, “Como é feito o exame de Papanicolau e importância do auto exame das mamas”, “Empoderamento Feminino/Auto estima”.