Evento sobre o Dia Mundial da Saúde realiza quase 400 exames à população

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Um total de 374 exames foram realizados no evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde (comemorado no dia 7 de abril) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir doenças visando uma melhor qualidade de vida. O evento foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES) e aconteceu nesta sexta-feira (5) das 9h às 13h na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade.

De acordo com a SES, 148 exames de aferição de pressão, 148 exames de glicemia capilar, 16 testes rápidos para detectar HIV e sífilis, foram realizados pelos setores da rede pública municipal de Saúde. Outros 62 atendimentos foram feitos pelos ônibus Rosa e Azul nas áreas de urologia e ginecologia.

Para Maria Célida dos Santos, de 56 anos, o evento foi uma oportunidade para dedicar seu tempo em monitorar sua saúde. “Gostei muito de ter ações assim aqui na praça. Eu trabalho e não tenho muito tempo para ir ao posto, então hoje eu aproveitei e fiz alguns exames. Além disso, tirei algumas dúvidas que eu tinha, principalmente sobre o papanicolau, foi um atendimento excelente”, ressalta.

Já Jorge Damião de Melo, 27, aproveitou o evento para sanar dúvidas sobre higiene bucal. “Foram excelentes essas orientações, principalmente sobre a saúde bucal, sempre tive muitas dúvidas e acabei descobrindo que fazia a escovação de maneira errada. A dentista me passou algumas dicas e agora vou começar a fazer tudo corretamente e prestar mais a atenção, pois minha saúde precisa ser priorizada”, destaca.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ofereceu testes rápidos na população para detectar HIV e sífilis. Além da distribuição de preservativos, géis lubrificantes e informativos sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Outra ação importante foi da equipe de enfermagem na realização de testes de glicemia capilar (diabetes) e aferição de pressão arterial (hipertensão) nos cidadãos. Os setores de Saúde Bucal e Saúde Mental também participam do evento. Na parte de odontologia, os profissionais orientaram a população sobre os cuidados com a higiene bucal. Já a coordenação de Saúde Mental explicou sobre prevenção ao suicídio e como funciona a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

Por conta do alto número de casos de dengue que já soma 173 confirmações em Sorocaba, a Divisão da Zoonoses esteve presente para sensibilizar a população sobre a doença e trouxe uma exposição de amostras de larvas e mosquitos da espécie Aedes Aegypti, além do “mosquitão” inflável. O Cerest (Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Sorocaba) abordou sobre o trabalho infantil e explicou aos cidadãos que passavam pelo local.

Em parceria com a Universidade Paulista (UNIP), alunos do curso de nutrição também participaram do evento colaborando com informações sobre alimentação saudável. Atividades de alongamento e dança foram oferecidas à população em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes). Além de outra parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) na utilização de som, tendas e mesas.

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: