Exposição “Casamento Comunitário” é aberta oficialmente no Paço

Por: Gabriela Almeida (programa de estágio)

O Casamento Comunitário segue dando frutos positivos. Esta sexta feira (29) foi marcada pela abertura oficial da exposição fotográfica “Casamento Comunitário” no andar térreo do Paço Municipal. São 62 fotografias, de autoria de 12 fotógrafos amadores e profissionais, que retratam a união dos casais e a celebração do amor, demonstrando a importância do casamento em suas vidas.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, a exposição contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, do secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, e também do presidente do Grupo Imagem, Edeson Souza, que juntos, discursaram sobre a importância de uma exposição como essa, que são provas simples de que o amor vale a pena.

Para Werinton Kermes, a arte fotográfica tem uma importância gigantesca na vida de todos e as imagens como as expostas no Paço fazem parte da história de todos. “Durante nossas vidas, fotografamos as nossas crianças, a nossa família, e, também, o nosso casamento. Este trabalho feito pelo Fundo Social de Solidariedade está dando uma importância gigantesca para a união dos cidadãos”, parabeniza o secretário.

Ele ainda diz que a ideia da exposição surgiu junto ao Grupo Imagem e que, ao observar todo o material feito pelos fotógrafos de forma voluntária, enxergou uma riqueza fora do normal. “É um casamento feito de forma coletiva, na qual muitas pessoas não se conhecem. É uma forma de mostrar para a população o quanto é importante essa parceria e a união entre as pessoas, aproximando ainda mais uns aos outros”, finaliza.

De acordo com o fotógrafo Edeson de Souza, do Grupo Imagem, a exposição valoriza o projeto do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, o voluntariado dos fotógrafos e os noivos. “Foi graças à parceria com a Secultur, por meio do secretário Werinton Kermes, que conseguimos realizar a primeira mostra, e que seja uma série delas”, destaca.

Durante a exposição, a presidente do FSS, Lilian Crespo, parabenizou o secretário pela ideia da exposição e ainda disse que concordou no mesmo momento em que a ideia lhe foi apresentada. Ela diz que se emociona ao ver o resultado de tudo e frisa o fato de que a exposição serve de aproximação de todos. “É para eles que fazemos, para aqueles que participaram do casamento, e, também, à população de Sorocaba, para que, assim, nos aproximemos ainda mais”, diz.

Os fotógrafos amadores e profissionais autores das fotos são: Carlos Maritano, Edeson Souza, Edu Couto, Everson Ferreira, Haroldo Santama, Hilda Martins, José Maria Lucema, Paulinha Santos, Reginaldo Bueno, Reynaldo Carvalho, Rosemeire Marques e Solange Queiroz.

A mostra poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, até o dia 20 de julho. O Paço Municipal está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.

 

Tags:,