Exposição de museu sorocabano está disponível no Banco de Exposições do SISEM

Por: Secult

A exposição “Trilhando Memórias”, que permaneceu em cartaz de 31 de julho a 31 de outubro do ano passado no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), já está disponível no Banco de Exposição do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). Com isso, a Secretaria da Cultura (Secult) disponibiliza essa mostra para itinerância em outras instituições museológicas do Estado de São Paulo. O conteúdo pode ser acessado pelo link: https://www.sisemsp.org.br/trilhando-memorias/.

Iniciativa do SISEM, o Banco de Exposições visa fortalecer esta articulação, permitindo que instituições de qualquer região do Estado possam ter acesso a mostras elaboradas por diferentes museus, solicitando-lhes sua itinerância por meio da formalização de parcerias. Além do MEFS, mostras de outros espaços também constam no Banco de Exposições, como o Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Memorial da Inclusão, entre outros.

A exposição “Trilhando Memórias” é o resultado final do projeto “Trilhando Memórias – Histórias, Espaços e a Expansão da Estrada de Ferro Sorocabana”, da proponente Larissa Rizzatti Gomes, viabilizado pelo edital de Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, e realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, em comemoração aos 20 anos do MEFS, celebrado em 2017.

A proposta do projeto era de desenvolver uma exposição que contasse a história da Estrada de Ferro Sorocabana por uma outra perspectiva, saindo da história tradicional e trabalhando com as memórias e experiências das pessoas. O trabalho foi desenvolvido ao longo de nove meses, quando foram realizadas coletas de testemunhos de voluntários que desejaram compartilhar um pouco de suas histórias com a ferrovia.

Através de vídeos, com relatos de 11 trabalhadores, passageiros e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana, a mostra leva ao público os diversos aspectos que constroem a memória da ferrovia, que foi de grande importância para o desenvolvimento do interior do Brasil e ao longo dos seus trilhos, cidades foram fundadas e povoadas.

O MEFS está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária. Mais informações pelo telefone (15) 3231.1026 ou pelo e-mail mefs@sorocaba.sp.gov.br.

 

Muito mais por Sorocaba!

 

Tags: