Exposição mostra as funções e as principais conquistas do Botânico

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A mostra permanecerá em cartaz até o dia 3 de abril

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” completou dois anos de existência nesta terça-feira, 15 de março. E para abrir a programação especial de aniversário, a Prefeitura de Sorocaba está realizando, desde o início da tarde desta terça-feira, a exposição “Está crescendo o nosso Jardim”, com painéis que apresentam à população um pouco do dia a dia do espaço ecológico e as suas principais conquistas. A mostra está montada no Palacete de Cristal.

Elaborada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a programação comemorativa é gratuita e trará outras exposições, plantio de árvores, doação de mudas, dança circular, encontros e apresentações musicais.

“Muitas pessoas não sabem o que é um jardim botânico e acham que é, simplesmente, um parque como qualquer outro, para a contemplação da natureza. E isso não é verdade, pode ser também para a contemplação, mas o Botânico realiza ações de conservação, pesquisa e educação ambiental que são os três pilares deste espaço”, explica Camila Alvares, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

A mostra ainda apresenta as principais conquistas do Botânico, como o trabalho de pesquisa e a implantação do Herbário, que é uma biblioteca de exsicatas – plantas secas prensadas e fixadas em cartolina, todas catalogadas e etiquetadas com informações para estudos botânicos. Estes espaços abrigam uma grande quantidade da informação e dados sobre a diversidade vegetal, tais como a conservação, ecologia, fisiologia, farmacologia e agronomia, a fim de que possa ser estudada a recuperação da vegetação, das paisagens degradadas, e para que se incremente a resistência a pragas, o melhoramento vegetal, a extração de produtos farmacêuticos, entre outros.

A exposição também apresenta as inúmeras atividades de Educação Ambiental realizadas no local, como oficinas, visitas monitoradas e exposições, que atendem diretamente a cerca de 1.200 pessoas, por mês.

Quem for ao local poderá ainda conhecer as atividades fixas do Jardim Botânico, como o Círculo Orquidófilo Sorocabano, que realiza seus encontros todo o terceiro domingo do mês, das 9h às 12h; o Grupo Bonsai Sorocaba, que se reúne todo segundo domingo do mês, das 9h às 16h; e a Dança Circular, que ocorre todas as sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, e no último domingo do mês, das 10h às 11h.

A auxiliar administrativa Alana Rosa de Almeida, de Brasília (DF), conheceu o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e estava encantada com o espaço. Hospedada em Indaiatuba, ela está a passeio com sua família em Sorocaba e este foi o primeiro lugar escolhido para conhecer, com direito a uma sessão de fotos. Ela conferiu a exposição e achou muito bacana. “É importante este trabalho de pesquisa realizado nestes locais. Em Brasília também temos um Jardim Botânico, mais antigo do que este, e é bonito. Mas achei este lindo”, comentou.

A exposição “Está crescendo o nosso Jardim” poderá ser conferida de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 3 de abril.

Sobre o Botânico

Administrado pela área de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Jardim Botânico possui uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica. Associado à Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), trata-se de um espaço ecológico que tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de ser destinado ao lazer, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental.

Entre os espaços do Jardim Botânico estão o Palacete de Cristal, que abriga jardins internos com plantas do Cerrado, Floresta Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Japonês, e serve, também, a exposições e eventos; o Salão Multiúso, para atividades de Educação Ambiental; o Orquidário; o Roseiral; o Mirante, onde os visitantes têm a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de Sorocaba, sendo possível avistar o vale do rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e até a Serra de São Francisco, em Votorantim; trilhas na mata; e o Bosque do Arranha-Gato, uma área sombreada com bancos para descanso, sendo um local propício para a realização das ações educativas e contemplação da natureza.

O Botânico, ainda, possui o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais que faz parte do Projeto Fito Sorocaba, desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e da Saúde (SES). Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m2, o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita. O telefone é (15) 3227.9996.

Tags:,