Exposição “O Tropeiro” está em cartaz na Biblioteca Infantil

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Crianças e adultos podem conferir gratuitamente a exposição “O Tropeiro” na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro de Sorocaba. A mostra reúne figuras, quadros, objetos e miniaturas falando sobre a vida, costumes e dificuldades do tropeiro em seu comércio de animais.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade faz parte da programação da 49ª Semana do Tropeiro e permanecerá em cartaz até o dia 31 de maio. O objetivo da exposição é aproximar, principalmente, as crianças da cultura tropeira, mantendo viva na memória a participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, que influenciou o desenvolvimento de várias regiões do Brasil.

No espaço da Biblioteca Infantil, as pessoas podem conferir mulinhas confeccionadas por artistas locais e que retratam a tropa xucra e a arreada, além de objetos, como a barrigueira – utilizada para prender a sela no animal de carga, arreio, ferradura, escovadeira e caminhão de carga.

“Aqui a população poderá ainda ver uma raridade: uma das últimas redes feitas em Sorocaba na época do tropeirismo. Elas eram tradicionais aqui na cidade, quando alguém vinha para cá pediam uma como encomenda”, afirma o historiador José Rubens Incao, coordenador da Biblioteca Infantil.

No local, os visitantes podem conhecer livros que tratam sobre o tropeirismo, como “O Burrinho Marco Polo”, de Barbosa Lessa, “Vida e Morte do Tropeiro”, de Aluísio de Almeida e “A última tropa”, de Domingos Pellegrini.

A exposição ainda apresenta ao público um grande mapa com a Rota dos Tropeiros e, de uma forma lúdica, o que era a mula, figura emblemática da era tropeira, resultado do cruzamento entre o burro e a égua. Outras atrações da mostra são quadros pintados em acrílico sobre tela, do artista Mário Mattos, sobre o tema.

A mostra “O Tropeiro” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Biblioteca Infantil, localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.

 

Tags:,