Famílias beneficiadas pelo Bolsa Família devem fazer acompanhamento de saúde

Por: Lucas Monteiro (Programa de estágio) Supervisão: Marcelo Andrade

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Igualdade e Assistência Social (Sias), Saúde (SES) e Educação (Sedu), convoca as famílias que são beneficiadas pelo programa do Governo Federal, Bolsa Família, a realizarem o acompanhamento de saúde em uma das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a partir da próxima segunda-feira (11) até o dia 22 de junho.

Todas as famílias contempladas, na qual algum dos membros sejam crianças menores de 7 anos de idade e/ou mulheres entre 14 e 44 anos, tem como obrigação, realizar uma vez a cada seis meses o acompanhamento da condicionalidade de saúde junto às UBS’s, sob risco de suspensão e até cancelamento do benefício, caso não compareçam.

Os acompanhamentos são para realizar a atualização da carteira de vacinação, acompanhamento de peso e altura e o pré-natal. O objetivo do acompanhamento é efetivar o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS), com a erradicação da miséria, bem como a garantia do direito à saúde das famílias.

De acordo com Clodoaldo de Jesus, chefe de gerenciamento do Bolsa Família na Sias, a ideia é fortalecer esse acompanhamento para que os beneficiários não sejam prejudicados, “Temos o intuito de evitar que isso aconteça, como nos últimos anos este público vem deixando de realizar este acompanhamento, é necessário alertarmos as famílias”, explica Clodoaldo.

Tags:, ,