Férias de julho terá programação especial nos parques de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), promoverá uma programação especial e gratuita voltada a crianças nos parques Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

“A nossa programação de férias visa aproveitar a época de recesso escolar para ensinar crianças um pouco mais sobre meio ambiente e a participarem efetivamente da construção de um futuro melhor com mais qualidade de vida”, destaca o titular da Sema, Jessé Loures. “Elas terão momentos de diversão e de lazer saudável em contato com a natureza”, enfatiza.

No Parque da Biquinha, 40 crianças de 7 a 10 anos de idade vão poder participar entre 18 e 20 de julho da programação do “Férias na Bica”, que terá como tema “Cadê o lixo que estava aqui?”. Serão três dias de atividades, cada um com um foco diferente, visando estimular os participantes a despertarem para um consumo consciente e a prática dos 3 Rs (reduzir, reciclar e reutilizar) no dia a dia.

A ideia é que essas crianças futuramente se tornem adultos responsáveis em seus lares com práticas para a redução de resíduos domésticos, seja no momento da compra ou reaproveitando materiais já consumidos e também encaminhando materiais recicláveis para a coleta seletiva de cooperativas da cidade.

Durante o projeto as crianças participarão de várias atividades como trilhas, oficinas de brinquedos com reaproveitamento de materiais, teatro de fantoches, construção de composteira, jogos cooperativos, entre outras.

A inscrição será realizada no dia 5 de julho, das 8h às 12h, no Parque da Biquinha, e será por ordem de chegada. Os pais ou responsáveis devem apresentar um documento original da criança com foto. O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone (15) 3224.1997.

 

Parque da Água Vermelha

No Parque da Água Vermelha, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vão realizar o Aquagito de 10 a 13 de julho, que terá como tema “A floresta da nossa cidade”.

A programação vai apresentar a 40 crianças de 6 a 11 anos de idade a biodiversidade existente em Sorocaba. Elas vão conhecer um pouco sobre a floresta urbana, seus moradores e suas profissões (serviços ambientais que executam), além dos principais fatores que contribuem para sua degradação.

A ideia é, a partir destas curiosidades, trabalhar e fomentar algumas ações individuais e coletivas que contribuem para a manutenção das florestas e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida.

O curso contará com diferentes estratégias educativas aliando o conhecimento com diversão, com brincadeiras e oficinas ecológicas, jogo do crepúsculo, entre outros.

A inscrição deverá ser feita nos dias 2 e 3 de julho, das 9h às 13h, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha, localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. É obrigatório trazer um comprovante de idade no ato da inscrição. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643.

 

Zoológico

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” sediará de 25 a 28 de julho o AnimaZoo Infantil, voltado a 40 crianças de 7 a 11 anos. Com o tema “Os 50 Anos do Zoo de Sorocaba” e o lema “Nosso zoo é animal!”, esse curso tem como objetivo possibilitar que as crianças conheçam não só a história do Zoológico de Sorocaba nestes 50 anos de existência, mas também o fato de que o zoo desempenha cinco importantes funções para a sociedade: Bem-estar animal, Conservação, Pesquisa, Educação Ambiental e Lazer.

O Animazoo contará com diversas atividades lúdicas, entre elas o tradicional jogo noturno. Serão disponibilizadas 40 vagas para participantes (e 40 vagas para suplentes).

A inscrição será realizada das 14h desta terça-feira (19) até às 23h59 do dia 24 de junho exclusivamente pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas, será realizado um sorteio no dia 27 de junho, a partir das 11h, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger’, localizada no Alto da Boa Vista. O sorteio será aberto ao público, porém a presença dos inscritos não é obrigatória.

 

Outras atividades no Zoo

Nos dias 1 e 14 de julho de 2018, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, quem for ao Zoo de Sorocaba poderá entrar no Museu de Zoologia e conhecer mais de perto seu acervo, composto por peças biológicas e animais taxidemizados (“empalhados”).

O Museu de Zoologia do Zoo de Sorocaba, inaugurado em 1988, conta com cerca de 1.000 peças, dentre elas os famosos animais taxidermizados (popularmente conhecidos como “empalhados”), além de crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, bicos etc.

Durante a visita, as pessoas verão de perto algumas peças bastante curiosas ou raras, como por exemplo: o enorme crânio de hipopótamo (que muitos visitantes acham ser um dinossauro), o pequeno tamanduaí taxidermizado (que é a menor espécie de tamanduá existente) e a famosa barata gigante (que na verdade é um crustáceo).

Para a visita ao Museu de Zoologia será permita a entrada de 20 pessoas por vez, de modo que os participantes consigam aproveitar a atividade da melhor forma possível. A duração da visita é de cerca de 30 minutos e a participação é por ordem de chegada.

Outra atividade especial será a Visita Noturna no Zoo, que ocorrerá nos dias 12, 17 e 19 de julho, a partir das 19h. Acompanhados por técnicos do zoológico, os participantes conhecerão curiosidades e aspectos da biologia de alguns animais que, ao contrário da maioria das pessoas, ficam acordados durante a noite e dormem de dia.

O intuito da atividade é mostrar a biodiversidade de espécies existentes que são especialmente adaptadas para a vida de hábito noturno, assim como as principais ameaças à conservação destas espécies.

Como nas últimas edições, as inscrições serão realizadas por categorias, totalizando 30 pessoas em cada dia de visita. Assim, os interessados poderão se inscrever na categoria “inscrição individual” para uma pessoa, “com acompanhante” para duas pessoas ou “inscrição familiar”, que contempla vagas para grupos de até quatro pessoas.

A inscrição será realizada das 14h desta terça-feira até às 23h59 do dia 24 de junho exclusivamente através do site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/). O sorteio, caso necessário, será realizado no dia 27 de junho, a partir das 11h, no auditório da Biblioteca Municipal. O sorteio será aberto ao público, porém a presença dos inscritos não é obrigatória.

O Zoo de Sorocaba está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone: (15) 3227.5454.

 

 

Tags: