Festival de Saúde acontece neste sábado no CEU das Artes

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, no Parque das Laranjeiras, recebe a comunidade local neste sábado (15), das 10h às 16h, para o 1º Festival de Saúde, Cultura e Esporte.

Uma série de atrações e atividades abordarão questões da saúde e qualidade de vida da população. Gratuita, a ação intersetorial será realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Liga de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba (PUC-SP) e alunos de Medicina da PUC Sorocaba que atuam na Prática de Atenção à Saúde da UBS Paineiras. O evento ainda conta com apoio de outras secretarias municipais, além de serviços da rede e parceiros da comunidade.

O festival vai apresentar Show de Talentos, corte de cabelo, feira de troca de brinquedos, campeonato de vôlei de areia, roda de conversa sobre “Envelhecimento Saudável”, com o geriatra Dr. Paulo Sampaio (PUC-SP), triagem e educação de possíveis portadores de Síndrome Metabólica, aferição de pressão e medida de glicemia.

Oficinas de lazer e esportes como jiu jitsu, karatê, boxe, trigolbol, capoeira, acrobáticos, tai chi chuan e yoga vão acontecer durante todo o dia. A garotada ainda vai ter cama elástica, xadrez gigante, tênis de mesa entre outras atividades promovidas pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

Pela Secretaria da Cultura (Secult), a comunidade vai ter acesso à contação de histórias, às 11h, com o grupo Narrando e Encantando e, às 14h, com o grupo UP Educar. Também às 14h, a Academia Beck Studio abrirá o Show de Talentos, que será finalizado com a apresentação da banda Paradoxo.

Já a Secretaria da Saúde (SES) vai levar o Ônibus da Mulher ao festival. Na unidade móvel são ofertados exames de mama, testes de gravidez, planejamento familiar, além de encaminhamentos para mamografias e exames laboratoriais. Para ser atendida, basta a munícipe comparecer ao local, levando documento de identidade, o Cartão do SUS e, se possível, o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) também vai levar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ao evento. No local, as pessoas terão a oportunidade de emitir a 1ª e a 2ª via da carteira de trabalho.

O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, s/nº, no Parque das Laranjeiras. Segue abaixo a programação:

Dia 15 de outubro (sábado)

1º Festival de Saúde, Cultura e Esporte

Sala Multiúso 1

10h – 11h – vivência de karatê

11h – 12h – vivência de yoga

12h – 13h – vivência de jiu-jitsu

13h – 14h – oficina de acrobáticos

14h – 15h – oficina de boxe

15h – 16h – oficina de tai chi chuan

Quadra coberta

10h – 10h30 – movitation (prática corporal)

10h30 – 11h15 – vivência de capoeira

11h15 – 13h – trigolbol + futsal

13h – 14h – dançaterapia com bambolê

Caminhão-palco

12h – 12h30 – flauta

13h – 13h30 – teatro (Asipeca)

14h – 16h – Show de Talentos, com apresentação de dança na abertura e apresentação de música com a banda Paradoxo no encerramento

Sala Multiúso 2

10h – 12h -corte de cabelo

13h – 14h – roda de conversa “envelhecimento saudável”

Quadra de areia

10h – 12h – campeonato de vôlei de areia

Biblioteca

11h e 14h – contação de história

Em frente à Biblioteca

10h – 16h

- Associação Antonio José Guarda (AJG)

- Cras

- Postura (Alunos de Fisioterapia da Anhanguera)

- PAT (emissão de carteira de trabalho)

- Cerem (Centro de Referência da Mulher)

- Medicina – questionário e orientação

– Feira de Troca de Brinquedos (10h das 12h)

Estacionamento

10h – 16h – Ônibus da Mulher

Área externa 2

10h – 16h – Cama elástica, chinelão, xadrez gigante e tênis de mesa

Tags:, , ,