Fiscais da eleição do Conselho Tutelar devem ser cadastrados até dia 25

Por: Isabela Lopes (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco

Começou nesta sexta-feira (20) o cadastramento de fiscais à eleição dos membros do Conselho Tutelar de Sorocaba, que acontece no próximo dia 6 de outubro. De acordo com o edital de convocação do processo seletivo e eleição dos conselheiros tutelares, cada um dos concorrentes a uma cadeira do organismo, deve indicar uma pessoa como fiscal no dia da escolha. Com isso, os 40 candidatos habilitados ao pleito têm até a quarta-feira, dia 25, para oficializar sua escolha junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para que haja a indicação, o candidato deve levar um ofício e uma cópia de um documento original com foto. Além desses documentos, é importante ressaltar que essa inscrição só é feita presencialmente na sede da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), onde funciona o CMDCA. O atendimento acontece na rua Santa Cruz, 116 – Centro, das 9h às 15h, e o modelo de documentação a ser seguida pode ser encontrado na edição 2.346 do Jornal do Município, de 19 de setembro.

Eleição

A última etapa do processo seletivo é a eleição facultativa de 6 de outubro. Está ato a votar na escolha dos conselheiros todo e qualquer cidadão, eleitor reconhecido no processo de escolha política do país. Para isso, basta comparecer a unidade escolar corresponde a sua Zona Eleitoral, portando o Título de Eleitor e um documento com foto, e chancelar sua escolha para o Conselho Tutelar. A votação ocorrerá em duas escolas da cidade.

Sorocaba tem trinta vagas disponíveis para conselheiros. O perfil esperado para um conselheiro tutelar é o compromisso integral com a proteção de crianças e adolescentes. A permanência no cargo é de quatro anos, com possibilidade da reeleição pelo mesmo período.

Sorocaba terá dois locais de votação, confira abaixo os endereços e zonas eleitorais:

Zonas Eleitorais: 356, 342, 343 e 357 (extinta) – E.M. Dr. Achilles de Almeida, localizada na Rua Manoel Lopes, 250 – Vila Hortência.

Zonas Eleitorais: 137 e 271 – E.M Dr. Getúlio Vargas, localizada na Avenida Eugênio Salerno, 298 – Vila Santa Terezinha.

Tags:,