Formação com professores da rede municipal teve como tema Inteligências Múltiplas

Por: Secom Sorocaba

Professores de Educação Básica ll da rede municipal participaram nesta quarta-feira (29) de uma formação com base na pesquisa de Mestrado em Educação “Um olhar sobre a inteligência humana manifestada no cotidiano escolar”, da professora de Educação Física da E.M. “Profª Maria de Lourdes Martins Martinez”, Yara Machado da Silva. A atividade ocorreu no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), a formação contemplou profissionais que atuam nas cinco escolas municipais que atendem ao Ensino Fundamental ll. Participaram professores de diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa, Inglês, Arte, História, Geografia, Matemática e Ciência.

A tese de Mestrado está sendo realizada sob orientação da professora Dra. Vilma Leni Nista Piccolo, da Universidade de Sorocaba (Uniso). De acordo com ela, o objetivo do seu estudo foi de compreender quais são as concepções que as crianças e os professores têm de inteligência, observar como estes potenciais realmente se manifestam e tentar entender se a escola consegue oportunizar que os alunos manifestem estes potenciais.

“A minha ideia com o estudo foi tentar compreender um pouco mais e conhecer os conceitos e as manifestações da inteligência dentro do cotidiano escolar. A visão que os professores têm a respeito disso e como eles contemplam essas inteligências e as diferentes habilidades dos alunos e que isso impacta diretamente no desenvolvimento e no desempenho escolar desses alunos”, destaca Yara.

Através da pesquisa a intenção é divulgar essa desconstrução e essa supervalorização de algumas disciplinas sobre as outras. “Aquela ideia de que aluno bom é quem é bom em português e matemática e só. Nós somos muito mais do que isso”, explica a professora.

Para ela, contribuir com a rede na formação de professores faz todo o sentido. “Eles querem trabalhar diferente mas precisam de ferramentas. Agora que conclui minha pesquisa e tenho visão mais ampla sobre tudo isso quero dar ferramentas para que eles consigam trabalham sob essa perspectiva que proponho”, enfatiza Yara.

 

Próxima formação

Na próxima formação oferecida pela Secretaria da Educação será abordado o tema “Ciberativismo e Inteligência Coletiva: uma nova perspectiva para a formação de professores (as)”, tese de Doutorado da supervisora Sonia Piaya Marinho Munhos.

 

Tags: