Fórum em Sorocaba vai discutir as mudanças climáticas na região metropolitana

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba realizará no dia 13 de novembro, das 13h30 às 17h, o 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas – “Impactos e Desafios para a Região Metropolitana de Sorocaba” no câmpus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso). O objetivo é reunir especialistas, gestores públicos e representantes dos diversos setores da economia para entender qual o impacto das mudanças climáticas na região e propor políticas públicas para os municípios e o que cada setor pode promover para reduzir a emissão de carbono.

O encontro será realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pela Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim). Em dezembro deste ano, acontecerá a Conferência do Clima (COP-25), no Chile, evento realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reunirá chefes de Estado e representantes de diversos países para dar continuidade aos esforços e compromissos para a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas assumidos no Acordo de Paris, que visa controlar a elevação da temperatura média do planeta entre 2º C e 1,5º C.

“Queremos reunir as cidades da nossa região para disseminar conhecimento referente a esse tema tão importante, mostrando quais serão os impactos em nossa região, onde prevalece o bioma Mata Atlântica, e o que podemos fazer para minimizá-los. A ideia é reunir gestores municipais, especialistas no tema e representantes da indústria, do comércio e da construção civil para propormos ações para o desenvolvimento sustentável da RMS, sendo fundamental para isso enfrentar a adaptação e mitigação das mudanças climáticas”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

No fórum, o público terá a oportunidade de ter acesso a informações gerais sobre o tema, como o Acordo de Paris e questões que envolvem a mitigação e adaptação e o papel dos governos locais. A Secretaria do Meio Ambiente apresentará na ocasião as políticas públicas integradas realizadas por Sorocaba nos últimos anos.

A programação também contará com a apresentação de representantes dos diversos setores da economia a fim de identificar o que esses segmentos têm feito para incentivar as políticas de baixo carbono, explorar alternativas para proteger o investimento realizado na região e como fazer a transição de um modelo tradicional de desenvolvimento para um de baixo carbono.

O público-alvo do evento são secretários municipais das pastas relacionadas ao assunto (meio ambiente, planejamento, mobilidade, saneamento, desenvolvimento econômico e agricultura), universidades, indústrias, comércio, agropecuária, construtoras e sociedade civil organizada.

A programação está sendo definida e em breve será divulgada. De acordo com a Sema, as inscrições on-line serão abertas na segunda quinzena de outubro. As vagas serão limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

Tags: