Funcionários do Zoo estão recebendo capacitação

Por: Secom Sorocaba

Com o objetivo de aprimorar tecnicamente a qualificação de todos os funcionários que atuam na rotina do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), está promovendo um ciclo de palestras. Semanalmente, às terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, o grupo se reúne no auditório do Centro de Educação Ambiental do zoo para aprender sobre um tema diferente.

“Está sendo muito importante essa capacitação dos nossos funcionários. O ciclo de palestras, que seguirá até 23 de agosto, teve início em 29 de maio e os assuntos tratados nas palestras permitem apresentar à equipe a importância de alguns cuidados no dia a dia e dos procedimentos nos trabalhos realizados”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

No total serão 13 palestras ministradas pela equipe técnica do zoo. Numa delas, por exemplo, os funcionários vão aprender como o uso de uma máscara pode evitar a transmissão de doenças e garantir a segurança tanto dos animais quanto do próprio colaborador, o que o estimula a seguir os procedimentos técnicos.

Nos próximos encontros serão abordados ainda temas como a elaboração e importância de uma dieta equilibrada para os animais, particularidades de cada grupo animal, cuidados com limpeza e desinfecção, técnicas de contenção de animais, procedimentos em situação de emergência e em caso de fuga de animais, bem como função e importância da educação ambiental.

Até o momento foram abordados temas, como “Zoonoses de Mamíferos”, pelo residente em medicina veterinária Guilherme R. Ramos; e “Zoonoses de Aves e Répteis”, pela médica veterinária também residente do zoo, Beatriz Maccari.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

 

Tags: