Geladeira Literária é atração no CEI-88

Por: Bruno Rodrigues

Os estudantes e professores do Centro de Educação Infantil “Prof.ª Vera Aparecida Guariglia dos Santos” (CEI-88) reformaram recentemente uma geladeira obsoleta e a transformaram numa belíssima estante de livros. O resultado é a “Geladeira Literária”, um projeto que atende a toda comunidade escolar com um espaço dedicado à prática de leitura na unidade.

A escola, localizada no Jardim Josane, próximo à Aparecidinha, passou a contar neste ano com um “cantinho da leitura”, que além da geladeira é composta por um palete almofadado, banquetas e uma biblioteca móvel (um carrinho cheio de livros que pode ser locomovido por toda escola).

“Através da doação da geladeira  feita pelo meu pai, conseguimos criar um espaço de leitura para desenvolver o incentivo à leitura entre as crianças e seus familiares. Contamos com doações de livros da comunidade, com ajuda das crianças para reformar a geladeira e estamos muito satisfeitos com o resultado”, conta a orientadora pedagógica, Zilda Maciel de Góes de Carvalho.

De acordo com a diretora Ana Lúcia Pereira do Nascimento, a geladeira promoveu um grande incentivo de leitura entre as crianças. “Em todo o decorrer deste ano trabalhamos com a leitura nas mais variadas formas. A geladeira literária foi uma das estratégias encontradas pelo grupo de professores para que os alunos e seus familiares pudessem explorar este mundo literário”, disse. “É fundamental este exercício de familiarização dos alunos com os livros, podendo ampliar o conhecimento de forma lúdica e prazerosa. Ao longo do projeto pudemos perceber o envolvimento significativo inclusive dos familiares”, destaca.

A professora, Isabelle Huada Adriano, conta que os alunos estão bastante empolgados com o espaço. “Além da prática de leitura, o cantinho contribui para interação e socialização dos estudantes. Outro detalhe importante é o exercício de comprometimento. Ao levar o livro pra casa, as crianças sabem do compromisso que têm em conservar e trazer de volta o exemplar para que outros colegas possam aproveitar também”, explica.

 

Tags: