Governo Crespo assina contrato de US$ 70 milhões com CAF

Por: Vanessa Valente - comunicacao@urbes.com.br

Foto: Fernando Abreu

Nesta terça-feira (9), Sorocaba deu um importante passo na viabilização de seu Programa Ambiental e de Otimização Viária ao assinar o contrato de empréstimo entre a prefeitura e o CAF – banco de desenvolvimento da América Latina, no total de US$ 70 milhões. O evento, realizado no gabinete do prefeito José Crespo, contou com a presença do diretor representante no Brasil do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, Jaime Holguín, e da Procuradora da Fazenda Nacional, Suely Dib de Sousa e Silva.

O projeto de Sorocaba, aprovado por unanimidade no Senado em Brasília, tem como objetivo ampliar a infraestrutura urbana, de transportes e a implantação de parque linear com espaços públicos para lazer, garantindo acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida, e dinamismo econômico, além inclusão social e preservação do meio ambiente.

Na ocasião, Jaime Holguín enfatizou a qualidade das ações propostas no contrato, que trabalham a abordagem do desenvolvimento integral urbano, com projetos complementares e que buscam a melhoria da qualidade de vida para todos os moradores do município. “Obras de infraestrutura com enfoque ambiental são comprovadamente benéficas para todos e este programa trata dessa temática de uma maneira eficiente e moderna, de acordo com os melhores padrões de práticas dessa natureza”, afirmou.

Para o prefeito José Crespo, a mobilidade urbana é um dos grandes desafios para melhorar a qualidade de vida da população e, a assinatura desse contrato com a CAF representa um grande passo para o desenvolvimento do município promovendo mobilidade, acessibilidade e a circulação das pessoas com segurança e conforto, de forma sustentável. “Essas obras vão resultar em mais qualidade de vida em todos os sentidos para quem vive em Sorocaba” destacou.

José Crespo também ressaltou o trabalho de sua equipe. “A assinatura desse contrato só foi possível com muita dedicação e trabalho de toda a nossa equipe. Todos trabalharam muito na elaboração desse programa e a assinatura com um organismo internacional como o CAF reforça a credibilidade da gestão e a qualidade técnica da equipe da Prefeitura de Sorocaba”, completou.

Entre as obras estão a construção da avenida Marginal junto ao córrego Itanguá (Rua Luiz Mendes de Almeida até a Estrada Adão Pereira de Camargo, inclusive ponte sobre o córrego na Avenida Américo Figueiredo), um viaduto sobre a Avenida Itavuvu ligando as Avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva com Avenida Ulysses Guimarães, construção de nova ponte sobre o Rio Sorocaba ligando a Rua 15 de Novembro com a Avenida São Paulo, um viaduto de ligação da Avenida Fernando Stecca com avenida Independência e outro do viaduto de ligação da Avenida Ipanema com a Rua José Joaquim Lacerda.

Sorocaba é nível “A”

Sorocaba é classificada como nível “A” na análise da capacidade de pagamento (CAPAG) do Governo Federal, ou seja, um “bom pagador” na avaliação do Ministério da Fazenda possibilitando o acesso a empréstimos com juros mais baixos, por contar com a União como seu garantidor.

A classificação nível “A” no CAPAG é o principal índice analisado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e por outros agentes de fomento na hora de conceder um empréstimo, influenciando também na velocidade com que esses empréstimos são liberados. A classificação é determinada a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez que podem receber conceitos “A”, “B” ou “C”. Já o indicador de liquidez teria apenas as notas “A” ou “C”. A combinação dos três indicadores resultará na nota do ente (CAPAG), que poderá ser “A”, “B”,”C” ou “D”.

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/galeria/assinatura-caf/

Tags: