Governo Crespo intensifica a implantação de contêineres e com isso Sorocaba deve avançar em ranking das cidades mais limpas do País

Por: Marcelo Andrade

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), irá realizar até o final de abril a entrega de mais 6 mil contêineres, contemplando, assim, praticamente toda a cidade. No primeiro mês do ano, foram mais de 1.800 unidades distribuídas em diversos bairros da cidade. A conteinerização em Sorocaba é um projeto que está no Plano de Governo do prefeito José Crespo e de sua vice, Jaqueline Coutinho, que assumiu a gestão com um déficit de 65% dos equipamentos. Já em seu primeiro ano de governo, foram instalados cerca de mil equipamentos. Com a ampliação do sistema de conteinerização, Sorocaba deverá avançar ainda mais no ranking das cidades mais limpas do País. Isso porque, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública (Albrepe), Sorocaba está entre as cidades mais limpas do País, ficando na 10ª posição. Três mil cidades foram avaliadas por uma pesquisa da consultoria PwC e do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana Paulista e o levantamento divulgado em julho do ano passado.

Dados da Prefeitura mostram que em 2017, a cidade contava com apenas 3.800 unidades, quando o ideal para atender a população de Sorocaba é de aproximadamente 11 mil contêineres, segundo Serpo. Até o próximo mês de abril, estão programadas ainda a entrega de 6 mil unidades, contemplando, assim, praticamente toda a cidade. Os novos contêineres vão ser colocados em locais previamente demarcados por meio de pinturas.

O secretário de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), Fábio Pilão, reafirmou que a intensificação do processo de ampliação da conteinerização nos bairros de Sorocaba foi uma determinação do prefeito José Crespo. Segundo ele, os locais foram analisados pelos engenheiros da Prefeitura e a equipe da Urbes – Trânsito e Transportes, e com o objetivo de não causar problemas para os pedestres e para o trânsito. As equipes da Serpo acompanham as instalações dos contêineres. Entre os locais que estão recebendo os novos contêineres estão a Vila Hortência, Vila Piedade, Jardim Guadalupe, Parque São Bento, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda e Wanel Ville e Jardim Moncayo, entre outros.

Compromisso e elogios

“Estamos cumprindo nosso compromisso de campanha aumentando o número de contêineres nas ruas. O mais importante é que a população está sendo atendida com mais esse benefício que faz da cidade uma das mais limpas do País”, disse o prefeito José Crespo.

A chegada dos contêineres têm sido motivo satisfação e elogios à administração. Aposentada Maria Iracema A. Santos, de 84 anos, moradora da Vila Hortência, diz que os novos contêineres são excelentes. “Antes os lixos tinham que ficar em sacos ou sacolinhas plásticas nas calçadas e, muitas vezes, cachorros rasgavam e o lixo ficava todo espalhado. A cidade está mais bonita, mais limpa”, disse. “Fazia muita falta! A Prefeitura está de parabéns. Achava que nunca mais viríamos a contar com esse benefício”, resumiu José Carlos Santos, outro morador da Vila Hortência.

180 mil toneladas

De acordo com dados da secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras, responsável pela limpeza urbana da cidade, somente no ano passado, ou seja, em 2017, cerca de 180 mil toneladas de lixos foram retiradas das ruas. A limpeza pública também contou com o serviço importante dos varredores, que encerraram o ano percorrendo 84 mil quilômetros para a limpeza das ruas, o equivalente a mesma distância de duas voltas ao mundo. As praças também foram prioridade desta gestão e o resultado de um ano de trabalho foi a limpeza de 61,2 milhões de metros quadrados, o que equivale ao trabalho executado em 8,5 mil campos de futebol.

Faça a sua parte

A população também tem um papel importante na hora de garantir a limpeza da cidade. Pequenas atitudes como evitar jogar lixo no chão, não deixar entulhos e nem móveis abandonados e separar lixo orgânico do reciclável podem facilitar muito a manutenção da limpeza das ruas do município. Além disso, estas atitudes cidadãs também evitam possíveis inundações e alagamentos, ocasionados por entupimento de bueiros.

Tags: