Governo Crespo trará formação para todos professores em 2019

Por: Bruno Rodrigues

Cerca de 1,7 mil professores tiveram formações em 2018. Para 2019, a Prefeitura atenderá todo o corpo docente da rede municipal

Os professores da rede municipal de ensino terão mais opções de formações de qualificação no próximo ano. A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (SEDU), tem como meta ofertar mais encontros formativos que atenderão todos os professores.

Em 2018, foram atendidos cerca de 3,4 mil profissionais da Educação, sendo 1,7 professores. Foram realizadas formações de variados temas, tais como: ‘Sala de leitura’, ‘Leitura na primeira infância’, ‘Recuperação paralela’,‘Educação de Jovens e Adultos (EJA)’, ‘Práticas Corporais’, ‘Grupos de estudos avançados’, ‘Reunião de grupo de trabalho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)’, ‘Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)’, ‘Programa de Trabalho de Justiça e Cidadania – Associação dos Magistrados de Justiça do ‘Trabalho da XV Região (AMATRA)’, ‘Seminário sobre Obesidade Infantil – Uma abordagem multidisciplinar’, ‘Integração de novos funcionários (cuidadores e estagiários)’ e ‘Encontro formativo para suporte pedagógico’. A rede contou também com uma formação em parceria com o SESC para professores de Educação Física intitulada ‘Ginástica para todos’.

Além desses programas de aperfeiçoamento, em 2019 a Secretaria da Educação contará com as formações do Sistema de Ensino Sesi e as capacitações alinhadas ao novo Currículo Paulista norteado pela BNCC que atenderão cerca de 2,5 mil professores mais a equipe do suporte pedagógico, que é composta por diretor, vice-diretor e orientador pedagógico.

A gestora de desenvolvimento educacional, Carol Rebuá, explica sobre os benefícios da nova formação direcionada pela Coordenação Estadual de Currículo da BNCC. “As novas formações oferecidas aos professores serão determinantes para o alinhamento e organização dos projetos pedagógicos em 2019”, explica. “Este é um momento histórico, visto que a Base Nacional Comum Curricular foi prevista na Constituição de 1988 e somente agora este documento de grande importância para a educação nacional foi homologado, e Sorocaba teve o privilégio de participar ativamente da construção do Currículo Paulista”, completa a gestora.

De acordo com o secretário da Educação, André J. Gomes, as formações qualificarão ainda mais os processos de ensino-aprendizagem da rede. “O governo do prefeito José Crespo tem como um forte compromisso garantir a formação continuada para todos os professores. Este processo está assegurando uma ação docente efetiva e atualizada sobre as novas tendências educacionais, como há anos não se via na rede”, disse o secretário.

#MuitoMaisPorSorocaba

#MuitoMaisEducação

Tags: