Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/grupo-vai-conhecer-os-animais-idosos-do-zoologico-de-sorocaba/
Acessado em: 11/12/2017 - 20h41

Grupo vai conhecer os animais idosos do Zoológico de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

Nesta sexta-feira (8), das 13h30 às 15h30, em torno de 25 integrantes de grupos terapêuticos do Núcleo de Apoio à Família (NASF) da Região Oeste de Sorocaba vão participar de uma visita monitorada gratuita no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Durante a atividade, adultos e a terceira idade conhecerão um pouco mais sobre características e curiosidades de algumas espécies de animais do zoo que já são considerados idosos.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental intitulada “Conhecendo os animais idosos do Zoo” tem como intuito tornar o público mais próximo dos animais idosos do espaço ecológico, gerando uma identificação com os mesmos e sensibilizando para a conservação destas espécies.

Durante a ação, a equipe da Sema também vai falar sobre a preocupação que o zoológico tem com o bem-estar destes animais e sobre os cuidados que eles recebem.

É sabido que a expectativa de vida dos animais que vivem sob cuidados humanos (em cativeiro) tende a ser maior do que aquela dos animais que vivem na natureza (em vida livre). Isso ocorre porque em cativeiro, estes animais recebem abrigo, cuidados médicos regulares (preventivos ou tratamentos), uma alimentação de qualidade, frequente e balanceada, além de estarem livres de predadores. No zoo de Sorocaba esta realidade não é diferente.

Alguns dos animais que mais despertam o interesse e a curiosidade dos visitantes do parque, como os elefantes, chimpanzé e onça-pintada, podem ser considerados “animais idosos”, o que significa que eles já viveram bastante e que sua idade está próxima ou até mesmo supera o tempo de vida estimado para outros indivíduos da espécie. Assim como as pessoas idosas, estes animais também precisam receber cuidados especiais e serem tratados com muito carinho.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.