Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/guias-atrasadas-do-iptu-podem-ser-atualizadas-pela-internet/
Acessado em: 16/12/2017 - 01h21

Guias atrasadas do IPTU podem ser atualizadas pela internet

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br

Os proprietários de imóveis em Sorocaba pagam o IPTU 2017 desde o mês passado. Quem deixou alguma das parcelas vencer precisa atualizar a guia de pagamento, pois os bancos não recebem o IPTU após a data do vencimento. A atualização é simples e fácil, já que pode ser realizada pelo próprio contribuinte na internet. Basta acessar o endereço http://iptu.sorocaba.sp.gov.br/dsf_iptu/.

Seja para o IPTU, qualquer outra taxa ou imposto do município, as agências bancárias ou lotéricas somente recebem quando o pagamento é feito no dia do vencimento ou com antecedência.

Para quem não tem acesso à internet, a outra opção é ir pessoalmente a uma das Casas do Cidadão e solicitar a emissão atualizada da guia a ser paga.

Demais taxas e impostos

No endereço portalsiat.sorocaba.sp.gov.br é possível atualizar os valores e emitir as guias para os pagamentos de outros impostos e taxas em atraso, como por exemplo o ISSQN ou até mesmo a atualização das guias de parcelamento da Dívida Ativa.

Atrasados de outros serviços serão aceitos em qualquer banco

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os boletos de outros tipos de contas em atraso poderão ser pagos em bancos diferentes daqueles que os emitiram. Tal possibilidade vai vigorar a partir de julho, conforme o cronograma da Febraban.

Mas atenção, isso não será possível para as contas de água, IPTU, IPVA, luz e taxas e impostos municipais. “O pagamento de faturas de concessionárias de serviços públicos e tributos, em geral, é feito por outros tipos de documentos que não os boletos de pagamento”, explica a Febraban.

A possibilidade de pagar outros tipos de contas vencidas em instituições bancárias diversas acontecerá gradativamente, até dezembro. Trata-se da chamada Nova Plataforma de Cobrança, que está sendo implementada pela Febraban.

Mais informações podem ser obtidas no endereço https://goo.gl/UBzzMa.