História do esporte regional dá início ao Museu Esportivo no Palacete Scarpa

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio) - supervisão Marcelo Andrade

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizará em agosto uma exposição no Palacete Scarpa, na região central da cidade, com materiais esportivos que relembrarão a história do esporte dentro do município e na região.

O objetivo da exposição é trazer de volta para a cidade as principais conquistas que marcaram o esporte no passado. A exposição poderá contar com materiais doados pela população e ainda possibilitará a criação do novo Museu Esportivo em Sorocaba.

O Secretário da Semes e idealizador da exposição, Simei Lamarca, que tem um abrangente currículo no esporte e leva o nome da cidade em seu histórico esportivo, conta que o País precisa valorizar mais os seus atletas do passado, destacando-os, por exemplo, por meio de exposições como esta que está sendo organizada. Além disso, promove ao município mais um ponto turístico. “O esporte de Sorocaba e região faz parte da história do País. É mais que justo termos essa exposição para relembrar os fatos do esporte aqui em nossa região. Um museu para resgatar todas as conquistas é o nosso objetivo, que além de passar à população histórias e fatos curiosos, poderá inspirar também as crianças e jovens a fazer parte desse mundo esportivo levando o nome da cidade mundo a fora, como mostraremos em nossas exposições”, relatou Simei.

Doações

Para essa exibição, a Secretaria de Esportes e Lazer está oferecendo à população a oportunidade de fazer parte da história de Sorocaba, doando materiais como troféus, imagens, vídeos, reportagens, equipamentos esportivos que envolva a cidade e a região, buscando ir além do futebol, afim de levar todo meio que envolva o esporte em geral.

A entrega dos materiais poderão ser feitas até o dia 10 agosto, através do e-mail: semes@sorocaba.sp.gov.br informando o nome completo do contribuidor e telefone de contato. Em caso de foto ou vídeo os mesmos deverão ser digitalizados com os créditos dos fotógrafos, cinegrafistas, ano do material, contexto (modalidade/local/competição/nome das pessoas registradas no conteúdo). Se houver problemas para transferir o vídeo de alguma mídia para o e-mail, o interessado poderá mandar as informações que a Semes entrará em contato.

Para doação de alguma reportagem especial, deverá ser seguido o mesmo processo de digitalização encaminhando as seguintes informações: nome do jornal, mês e ano, e créditos ao reporter.

Poderá ser encaminhado também história, fatos e curiosidades, com um vídeo de até 1 minuto e 30 segundo sendo gravado no modo horizontal.

“Essa exposição não é nossa, e sim da polução que fez parte da história do esporte, então seja com fotos, reportagens, vídeos, ou qualquer material como história que envolveu as equipes sorocabanas, equipamentos esportivos da cidade, ou campeonatos realizados na região, essa exibição com certeza terá um grande valor além de contar com o nome de todos que quiseram fazer parte da doação desses materias”. Conclui o Secretário da Semes.

Para outras informações ou dúvidas, o telefone de contato é : (15) 3212-7282.

Tags: