Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/inducao-das-antas-do-zoo-foi-bem-sucedida/
Acessado em: 01/06/2020 - 01h56

Indução das antas do Zoo foi bem sucedida

Por: Letícia Campos
Sandra Fonseca

No Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, ligado à Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou nesta manhã, a indução de um casal de antas para a caixa de contenção (termo acústica e forrada), “Marcelinho” e a “Bianta”, para um caminhão de transporte de animais que está a caminho de uma reserva ambiental no Rio de Janeiro.  O processo é denominado “Refaunação” e tem como objetivo a reintrodução e preservação da espécie no ecossistema.

Conforme o biólogo Juan Salinas, da empresa MP Fauna, responsável pelo transporte do casal de antas do Zoo de Sorocaba até Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua) no Rio de Janeiro, a viagem deve ser tranquila. “Faremos várias paradas para verificação do bem estar dos animais, hidratação e alimentação”, comenta. “Durante todo o trajeto os animais serão monitorados por câmeras para garantia do bem estar dos animais”.

Conforme a bióloga Cecília Pessutti, todo o procedimento de indução para os animais entrarem tranquilamente dentro da caixa de contenção foi um sucesso. “A equipe do Zoológico de Sorocaba trabalhou com afinco neste projeto para que todo o processo ocorresse naturalmente, preservando a saúde dos animais”, comenta. “Foram cerca de dezoito profissionais, entre tratadores, biólogos e veterinários que participaram do procedimento, desde a separação da alimentação até a indução dos animais nas caixas”.

O zoológico de Sorocaba tem mantido e reproduzido espécies de antas com muito sucesso. “O Zoo está cumprindo com a sua missão, contribuindo com o revigoramento do material genético das espécies e no processo de reintrodução das antas”, completa a bióloga do Zoo.

“A atividade de Refaunação faz parte das funções que o zoológico desempenha na sociedade que vai muito além da reconexão com a natureza, atuando, na prática, na conservação das espécies”, ressalta Felipe Cardoso, chefe de seção de Biologia e Veterinária do parque. “A ação de hoje foi bem sucedida, toda a equipe está de parabéns”, ressalta.

A introdução desses animais na mata nativa, depois de um período de aclimatação na Reserva do Guapiaçu, será fundamental para efetiva “Refaunação”. “Esperamos que os animais se adaptem rapidamente a nova morada e que possam contribuir no ecossistema da mata atlântica, principalmente, como dispersores de sementes, sua principal função ecológica”, comenta Jessé Loures, secretário da Pasta.

Ao término dos procedimentos, a equipe do Zoo de Sorocaba comemorou o sucesso da ação com um abraço coletivo. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é referencia em manejo e educação ambiental na América Latina e está localizado na Rua Teodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência.  Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Muito Mais por Sorocaba!