Inscrição para o Comdema ocorrerá de 19 a 22 de fevereiro

Por: Secom Sorocaba

As entidades interessadas em participar do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema) de Sorocaba poderão se inscrever entre os dias 19 e 22 de fevereiro. O cadastro deve ser feito, das 9h às 16h30, na Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), localizada na avenida Rudolf Dafferner, 105, no Alto da Boa Vista.

Podem participar representantes do poder público municipal, estadual e federal, bem como o segmento civil, como estabelecimentos de ensino superior, estabelecimentos de ensino médio, ONGs ambientalistas, associações civis com previsão estatutária na área de meio ambiente, conselhos de classe, associações profissionais e sindicatos. O Comdema é formado por 24 membros, sendo 12 do Poder Público e 12 da Sociedade Civil.

No momento da inscrição, as entidades deverão apresentar formulário preenchido e assinado, bem como os documentos que comprovem a realização de atividades na área do meio ambiente sede em Sorocaba.

O edital foi publicado na página 4 do Jornal do Município de 24 de janeiro de 2018 e também está disponível no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/comdema/eleicao-2018/. Mais informações poder ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2366 e pelo e-mail comdema@sorocaba.sp.gov.br.

 

Sobre o órgão municipal

O Comdema é um conselho deliberativo e tem como principais funções opinar, decidir e assessorar a Prefeitura de Sorocaba nas questões relacionadas ao meio ambiente. É um mecanismo institucional para a promoção da consciência ambiental e mudança de hábitos e de comportamento, por meio da participação da população, juntamente com o poder público, na gestão do meio ambiente.

Dessa forma, o conselho é um instrumento de exercício para a democracia, de educação para a cidadania e de convívio entre diferentes setores da sociedade, com a promoção de debates em busca de soluções para o uso dos recursos naturais, a recuperação dos danos ambientais e a qualidade ambiental, visando à sustentabilidade. Os conselheiros, selecionados a cada dois anos, podem votar para a tomada de decisões do conselho.

As reuniões acontecem ao menos uma vez por mês, geralmente às segundas quartas-feiras do mês no período da tarde, e são abertas ao público. O próximo encontro ocorrerá no dia 21 de fevereiro, às 14h. O local ainda será definido.

 

Tags: