Inscrições abertas para o Ciclo de Palestras da Semana da Água

Por: Secom Sorocaba

Além das palestras, os participantes terão a oportunidade de participar do Tour do Rio Sorocaba

A Semana da Água, evento que celebra o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água (22 de março), acontece em Sorocaba na próxima semana, entre os dias 19 e 25 de março. Uma das atividades será o Ciclo de Palestras, que será realizado gratuitamente na próxima terça-feira (20), das 9h às 12h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

A programação é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com os municípios de Votorantim, Piedade e Ibiúna. O Ciclo de Palestras será voltado a toda comunidade, inclusive estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais da área.

Para o secretário da Sema, Jessé Loures, as palestras são de fundamental importância para levar o conhecimento aos estudantes e também profissionais da área, proporcionando momentos de troca de experiências. O diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva, acrescenta que essa será uma excelente oportunidade para que, os interessados no assunto, obtenham conhecimentos sobre como funcionará a captação de água no rio Sorocaba para o tratamento. E também sobre o programa de despoluição do rio Sorocaba, que recebe cada vez mais investimentos, para atingir os 100% de esgoto tratado

Durante o evento, os participantes vão conferir a palestra “Comitê de Bacias Sorocaba e Médio Tietê e deliberação de Pagamento sobre Serviço Ambiental na bacia”, com o Dr. Emerson Martins, da UFSCar. Já a Dra. Eliane Pintor de Arruda, também da UFSCar, vai tratar sobre “O uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade ambiental: o caso da Represa de Itupararanga”.

Outra tema abordado será “Perspectivas para uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA)”, tratado pelo funcionário do Saae, Luiz Augusto Assumpção. Para encerrar, o funcionário da autarquia, Vinícius Poppst, vai ministrar uma palestra sobre o “Programa de Despoluição do Rio Sorocaba”.

No período da tarde, a Sema realizará o “Tour do Rio Sorocaba”, com o objetivo de sensibilizar os participantes com relação ao rio, além de oferecer à população a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais deste importante manancial. Realizada em um micro-ônibus, os participantes vão percorrer um trecho das margens do rio. Em cada parada, serão abordadas questões ambientais e curiosidades de cada local. As inscrições para o tour serão realizadas durante o ciclo de palestras.

De acordo com a Sema, todos os participantes receberão certificados. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (15) 3219.2299. A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.

 

Sobre o rio Sorocaba

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando o leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento dentro dos limites do município de Votorantim, chamado de Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

 

Tags:,