Instituições podem agendar visitas ao CEA Rio Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Inaugurado em março de 2015, o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) oferece durante todo o ano, de terça a sábado, visitas monitoradas a escolas públicas e particulares, além de outras instituições, interessadas no trabalho educativo. A atividade é gratuita e para agendar uma data basta preencher um formulário eletrônico no site da Secretaria do Meio Ambiente (Sema): https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o CEA Rio Sorocaba tem como objetivo principal promover ações, projetos e atividades educativas com foco na preservação e recuperação do rio Sorocaba, considerando os princípios norteadores da sustentabilidade, promover práticas sensibilizadoras numa perspectiva socioambiental que associem a qualidade de vida, ação cidadã e manejo sustentável dos recursos naturais.

A ideia é sensibilizar a população sobre a importância do rio Sorocaba, além de conscientizar sobre como as ações do homem refletem positiva e negativamente nesse ecossistema tão delicado e tão presente no dia a dia da população.

Entre as temáticas trabalhadas pela equipe de Educação Ambiental estão o ciclo de utilização da água no município, desde a captação na Represa de Itupararanga até o retorno da mesma ao rio Sorocaba, enfatizando o tratamento de água e esgoto; aspectos históricos, sociais, culturais e ecológicos do rio; biodiversidade associada ao rio; aspectos geográficos da microbacia do rio Sorocaba na área do município, e mata ciliar e formação de corredores ecológicos.

Os atrativos

Quem for ao local poderá conferir, por exemplo, uma maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim que mostra o percurso do manancial e seus afluentes, desde a Represa de Itupararanga até o Parque São Bento.

Outro atrativo do espaço é um grande painel contando a história do rio Sorocaba desde a época de fundação da cidade, em 1654, até os dias de hoje. O visitante conhecerá realizações como o Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, iniciado em 2004 pela administração municipal.

O CEA Rio Sorocaba também abriga um diorama da flora local e alguns exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango-d’água e a garça-branca.

Espalhadas pelo gramado no entorno do CEA, placas educativas que reúnem informações sobre o Rio Sorocaba, o Parque Linear, os Refúgios da Biodiversidade, o Tratamento de Esgoto, a Despoluição do Rio Sorocaba, os Corredores de Biodiversidade, a Mata Ciliar, as Aves do Rio Sorocaba e os Peixes do Rio Sorocaba, também garantem informação ao cidadão.

Os agendamentos devem ser solicitados com antecedência mínima de 15 dias. As datas serão confirmadas mediante disponibilidade de atendimento.

O CEA Rio Sorocaba está localizado na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e, aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone (15) 3238.2366.

Tags:,